Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Paulo Eduardo Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3921736842674257 | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Alberto Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8133911877479536 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kosovski, Gisele Falbo | - |
Autor(es): dc.contributor | Grimberg, Angélica Bastos de Freitas Rachid | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4055581332017433 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Yury Felipe Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056383 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação pretende pesquisar a relação bastante particular do autista com o Outro e a partir de então, discorrer sobre a direção de tratamento da psicanálise lacaniana como uma aposta de um saber fazer que inclua o autista como sujeito. Partiremos da descoberta do autismo no campo psiquiátrico, com Kanner e Asperger, passando pelos primeiros analistas a teorizar sobre o autismo, e iremos até as construções psicanalíticas mais contemporâneas sobre esta categoria clínica. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa, com revisão de bibliografia publicada por Jacques Lacan, Rosine e Robert Lefort, Eric Laurent, Jean-Claude Maleval, entre outros autores de orientação lacaniana que, na contemporaneidade, privilegiam o autismo como uma estrutura distinta psicose e uma direção própria de tratamento. Tal movimento nos conduzirá a abordar a constituição subjetiva, as maneiras de se apropriar e fazer uso da linguagem, do corpo e dos seus objetos. Construiremos, também, um debate, entre a psicanálise e outras direções de tratamentos hegemônicos, assim como iremos considerar algumas políticas atualmente voltadas a estes sujeitos. | - |
Descrição: dc.description | Esta disertación pretende investigar la relación muy particular entre el autista y el Otro y, a partir de entonces, discutir la dirección terapéutica del psicoanálisis lacaniano como una apuesta por un saber hacer que incluye al autista como sujeto. Partiremos del descubrimiento del autismo en el campo psiquiátrico, con Kanner y Asperger, pasando por los primeros analistas que teorizaron sobre el autismo, y pasaremos a las construcciones psicoanalíticas más contemporáneas sobre esta categoría clínica. Se utilizó una metodología de investigación cualitativa, con revisión de bibliografía publicada por Jacques Lacan, Rosine y Robert Lefort, Eric Laurent, Jean-Claude Maleval, entre otros autores de orientación lacaniana que, en la época contemporánea, privilegian el autismo como una estructura distinta de la psicosis y una dirección adecuada del tratamiento. Tal movimiento nos llevará a abordar la constitución subjetiva, las formas de apropiarse y utilizar el lenguaje, el cuerpo y sus objetos. También construiremos un debate entre el psicoanálisis y otras direcciones de tratamientos hegemónicos, así como consideraremos algunas políticas actualmente dirigidas a estos temas. | - |
Descrição: dc.description | 83 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Outro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idioma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamiento | - |
Título: dc.title | Uma aposta psicanalítica no sujeito autista: o outro, a direção do tratamento e a política | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: