Nas fendas do invisível, nas dobraduras do tempo: ensaios sobre imagem e memória

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Autor(es): dc.contributorBaptista, Luis Antonio dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1895529909984541-
Autor(es): dc.contributorMizoguchi, Danichi Hausen-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcelo Santana-
Autor(es): dc.contributorLima, Manoel Ricardo de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Eder Amaral e-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Maicon-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7647779141386055-
Autor(es): dc.creatorLima, Tiago Régis de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056378-
Descrição: dc.descriptionEsta tese, um esforço de pesquisa, tem por intuito armar uma problematização do encontro dos conceitos de imagem e memória, tendo como pano de fundo a violência de Estado em períodos de exceção. Tais conceitos, jamais definitivos e dados de saída, ganham vitalidade no uso lacunar que se faz deles na escrita de cada um dos ensaios que aqui pedem passagem. Autônomos, mas numa permanente conversa, tais ensaios, animados e alimentados por produções artísticas notadamente provenientes do cinema e da fotografia, tratam de uma violência de outrora e suas permanências em nosso tempo. A partir da leitura de tais produções, uma leitura crítica e singular das imagens do mundo, busca-se fomentar um senso agudo dos perigos a que estamos expostos e municiar o pensamento na árdua e fatigante peleja contra o entulho autoritário institucional.-
Descrição: dc.descriptionEsta tésis, un esfuerzo de investigación, tiene la intención de armar la problematización del encuentro entre los conceptos de imagen y memoria, teniendo la violencia de Estado en períodos de excepción como contexto. Tales conceptos – que no serán tratados como definitivos, tajantes o concebidos a priori – adquieren vitalidad en el uso lacunar con el que se presentan en la escritura de cada uno de los ensayos abordados aquí. Autónomos, pero en permanente conversación, estos ensayos, incentivados y alimentados por producciones artísticas cinematográficas y fotográficas, tratan de una violencia de otrora y sus permanencias en nuestro tiempo. A partir de la lectura de tales producciones, una lectura crítica y singular de las imágenes del mundo, buscamos fomentar una percepción agudizada hacia los peligros a los que estamos expuestos y dar herramientas al pensamiento en la dura y fatigante pelea contra los escombros autoritarios institucionales, que se mantienen presentes.-
Descrição: dc.description170 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsaio-
Palavras-chave: dc.subjectViolência de Estado-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Palavras-chave: dc.subjectImagen-
Palavras-chave: dc.subjectMemoria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsayo-
Palavras-chave: dc.subjectViolencia de Estado-
Título: dc.titleNas fendas do invisível, nas dobraduras do tempo: ensaios sobre imagem e memória-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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