
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Nilza Barrozo | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vanessa Barbosa de Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36572 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056377 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo descrever, em perspectiva sincrôVANessa, BARBOSA DE ALMEIDA nica de análise, os uso funcionais da construção na verdade no português brasileiro. No decorrer da pesquisa, por meio de análise de dados, verificamos que na verdade possui quatro usos principais: USO 1 - modalizador epistêmico do tipo asseverativo, cujo objetivo é marcar a adesão do falante frente àquilo que ele enuncia; USO 2 - focalizador, que é acionado sempre que o emissor quer destacar, enfatizar, pôr em relevo algum dos constituintes de sua fala; USO 3 - conector de contraste, que, a depender do contexto, assimila alguns valores semânticos da conjunção adversativa prototípica mas e o USO 4- marcador de correção, que atua anunciando que o falante reformulará alguma parte de seu discurso. Observamos ainda que há alguns usos que estão no limite de categorias, conforme apresentado em 5.2. Foram tomados como referencial teórico os modelos baseados no uso, ou seja, as propostas do Funcionalismo (de base norte- americana) nas relações de contraste e da Linguística Centrada no Uso (LCU), nos processos de domínio geral, analogia e categorização, de Bybee (2016) que tangem nosso objeto de pesquisa. Abordamos as funções da construção na verdade com a incorporação de conceitos de modalização, coordenação, focalização, contraste e correção. A fim de cumprir o objetivo proposto, foram realizadas análises qualitativa em um corpus que é composto por dados de fala e de escrita. Os dados de fala foram coletados dos corpora dos bancos de dados NURC, D&G, PORUS e PEUL dos séculos XX e XXI; já os de escrita são recortes de postagens em aplicativos do Facebook e Instagram via print screen, criando, assim, um banco de dados de imagens de postagens do século XXI. Com a pesquisa, pudemos descrever quais os contextos que proporcionam as condições para a realização da construção na verdade nos usos supracitados. Os dados mostram que a construção na verdade atua entre categorias, assumindo, assim, funções e formas diferentes, a depender do contexto de uso. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to describe, in a synchronic perspective of analysis, the usages of the construction na verdade in Brazilian Portuguese. During the research, through data analysis, we found that na verdade has four main usages: USAGE 1 – an assertive epistemic modalized expression, which marks the speaker's adhesion to what he enunciates; USAGE 2 – a focusing expression, which is activated whenever the speaker wants to highlight, emphasize, any of the constituents of his speech; USAGE 3 – a contrastive connector, which, depending on the context, assimilates some semantic values of the prototypical adversative conjunction mas. USAGE 4 – a correction marker, which works by announcing that the speaker will reformulate some part of his speech. We also observe some usages that are in the limit of their categories, as presented in 5.2. The usage-based models were taken as theoretical reference of this work, ie, proposals from North America Functionalism, LCU, (usage-based Linguistics) in the relations of contrast and the domain-general processes, analogy and categorization, according to Bybee (2016), that appears in our object of research. We approach the functions of construction na verdade by incorporating concepts like modalization, coordination, focus, contrast and correction. In order to fulfill the proposed objective, qualitative analyzes were carried out in a corpus composed of spoken and written language data. Spoken language data were collected from the corpora of the NURC, D&G, PORUS and PEUL databases, concerning the 20th and 21st centuries; the written language data, on the other hand, are composed by clippings of posts on Facebook and Instagram applications via the print screen resource, thus creating a database of images of 21st century posts. With that research, we were able to describe which contexts provide the conditions for the realization of the construction na verdade in the previously mentioned usages. Data shows that the construction na verdade actually operates between categories, thus assuming different functions and forms, depending on the context of use. | - |
| Descrição: dc.description | 71 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Na verdade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modalizador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Focalizador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contraste | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marcador de correção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funcionalismo (Linguística) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Na verdade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modal word | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Focuser | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contrast | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Correction marker | - |
| Título: dc.title | Os usos da construção 'na verdade' | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: