História da Matemática e a sequência didática: um estudo sobre benefícios para a aprendizagem da proporcionalidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSimão, Marcelo Garcia-
Autor(es): dc.contributorBatista, Érika Silos de Castro-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Fábio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorCortat, Natália Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38828-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056366-
Descrição: dc.descriptionA matemática é uma disciplina extremamente importante no nosso meio social, e se faz totalmente presente em nosso cotidiano. Normalmente, aprender matemática acaba sendo algo muito difícil para a maioria dos alunos, em geral pode-se dizer que as relações com os números que os mesmos trazem em sua grande bagagem, pois em muitas brincadeiras eles estão contando e lidando diretamente com a Matemática. Com a álgebra, isso não é diferente. Utilizando a História da Matemática é possível tornar as aulas mais prazerosas, auxiliando assim, o entendimento pela temática, e faz com que o aluno entenda qual os motivos que levaram os pesquisadores a descobrirem tal conceito, a fim de tornar a matemática mais prazerosa dando sentido as atividades propostas. Este presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo no ensino da álgebra e a importância da História da Matemática como metodologia de ensino além de frisar a importância da sequência didática relaciona ao cotidiano do aluno. Foi realizado um estudo bibliográfico, no qual foi possível identificar os principais benefícios no ensino da álgebra com utilização da História da Matemática, o que apresenta as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a Matemática é uma disciplina essencial na vida do aluno, tanto dentro ou fora da sala de aula. É uma disciplina que está presente no cotidiano de todos e é necessário que o ensino dessa disciplina seja realizado de forma significativa e contextualizada, fugindo do tradicionalismo que está presente há anos na escola.-
Descrição: dc.descriptionMathematics is an extremely important discipline in our social environment, and it is fully present in our daily lives. In general, learning mathematics ends up being something very difficult for most students, in general it can be said that the relationships with numbers that they bring in their great luggage, because in many games they are counting and dealing directly with Mathematics . With algebra, this is no different. Using the History of Mathematics can make classes more enjoyable, thus helping the understanding of the theme, and makes the student understand the reasons that led researchers to discover such a concept, in order to make mathematics more enjoyable by giving meaning to the Proposed activities. This present work aims to carry out a more in-depth study on the teaching of algebra and the importance of the History of Mathematics as a teaching methodology, in addition to emphasizing the importance of the didactic sequence related to the student's daily life. A bibliographic study was carried out, in which it was possible to identify the main benefits in teaching algebra using the history of mathematics, which presents difficulties related to the development of the teaching and learning process. It is concluded that Mathematics is an essential discipline in the student's life, both inside and outside the classroom. It is a discipline that is present in everyone's daily life and it is necessary that the teaching of this discipline be carried out in a meaningful and contextualized way, avoiding the traditionalism that has been present at school for years.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRazão e proporção-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFollowing Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectReason and proportion-
Título: dc.titleHistória da Matemática e a sequência didática: um estudo sobre benefícios para a aprendizagem da proporcionalidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.