Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Ana Claudia Nery Camuri | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7492158501858289 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Aline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7823391918195455 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Luiz Felipe Barboza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0782355066789091 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Adriana Rosa Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2585803190864984 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1401111489557632 | - |
Autor(es): dc.creator | Reys, Diana Disitzer Netto dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38594 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056364 | - |
Descrição: dc.description | Será que é possível adentrar a discussão do “fim de um mundo” pelas lentes da Psicologia? O presente trabalho tem por intuito traçar uma relação entre esses dois vastos temas: “fim de um mundo” e Psicologia. Baseamo-nos em alguns autores como Ailton Krenak, Nego Bispo, Michel Foucault, Félix Guattari, René Lourau, entre outros, para apontar, a partir de uma discussão transdisciplinar, algumas aproximações e indicar pontos relevantes para iniciar essa discussão. Através de uma análise de implicação, apresentamos a narrativa de um mundo e algumas das forças que o constituem hoje. Buscamos traçar ainda, uma discussão acerca da importância de valorizar o caráter processual da história para que assim seja possível compreendê-la em suas rupturas e descontinuidades, abandonando a ideia de história como única e como verdade. Tendo em vista isso, enaltecemos outros saberes, que escapam a academia porque funcionam em um outro regime de produção de conhecimento, para tentar fazer parentesco com eles e assim, pensar na necessidade de construir novas bases para os saberes e práticas “psis”. | - |
Descrição: dc.description | Is it possible to enter the discussion of the “end of a world” through the lens of psychology? The aim of this paper is to draw a connection between these two major themes: the “end of a world” and psychology. We draw on a number of authors such as Ailton Krenak, Nego Bispo, Michel Foucault, Félix Guattari, René Lourau, among others, in order to use a transdisciplinary discussion to indicate some relevant points to start this discussion. Through an analysis of implication, we present the narrative of a world and some of the forces that constitute it today. We also try to outline a discussion about the importance of valuing the processual nature of history so that it can be understood in its ruptures and discontinuities, abandoning the idea of history as unique and as truth. With this in mind, we highlight other forms of knowledge that escape academia because they operate in a different regime of knowledge production, in an attempt to establish a kinship with them and thus think about the need to build new bases for “psycho” knowledge and practices. | - |
Descrição: dc.description | 71 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | fim de um mundo | - |
Palavras-chave: dc.subject | outras epistemologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | end of a world | - |
Palavras-chave: dc.subject | other epistemologies | - |
Título: dc.title | O que fazemos de nós mesmos diante da escuta do fim de UM mundo? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: