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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lagares, Xoán Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Elizabeth Telles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056349 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado tem como principal objetivo analisar o conflito normativo no Brasil e seus efeitos através do tratamento da norma linguística emlivros didáticos aprovados pelo PNLD de 2018 e 2020. Para atingir este objetivo, a pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira consiste num estudo teórico minucioso sobre norma linguística e o conflito normativo no Brasil a partir de uma perspectiva glotopolítica; e a segunda, na análise do conflito normativo através do tratamento da norma em livros didáticos aprovados pelo PNLD. Na primeira etapa buscou-se aprofundar nas dinâmicas normativas no Brasil, com o objetivo de entender os conflitos, dessa maneira iniciamos fazendo um estudo sobre as concepções teóricas acerca da norma linguística; mais adiante, descrevemos como funcionou o planejamento linguístico no Brasil e a construção de uma norma-padrão, para que pudéssemos entender a raiz do problema entre as normas; num momento seguinte, buscou-se descrever como alguns teóricos conceitualizam a norma-padrão, de forma a entender como ela é definida; também se observoua conceitualização da norma culta, e suas mudanças como variedade linguística no português do Brasil. Por fim, nessa etapa, abordamos os pontos-chave dessa pesquisa, que são o problema terminológico das normas linguísticas e os efeitos do conflito normativo na educação linguística, além de abordarmos propostas teóricas para uma educação crítica sobre a norma. Na segunda etapa da pesquisa, para compreender na prática tudo que foi abordado sobre o conflito normativo na primeira fase da pesquisa, foi analisado o tratamento dado à norma-padrão e à norma culta nos Guias do Livro Didático de 2015, 2017 e 2020 e em livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2018 e 2020. Constatou-se que os problemas referentes ao conflito normativo afetam diretamente o ensino de Língua Portuguesa apresentado nos livros didáticos, onde o conceito de norma linguística não se apresenta de maneira clara, e por vezes de forma confusa. | - |
Descrição: dc.description | 108 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Norma Línguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito Normativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Norma Línguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | Conflito normativo no Brasil: o tratamento da norma linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo PNLD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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