A influência do filme "Pantera Negra" no afroconsumo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorCerchiaro, Isabel Ballousier-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/4706137345725086-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciano José de-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/9956345463791137-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Iverson Oliveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056318-
Descrição: dc.descriptionO Afroconsumo é um termo que surgiu para descrever a prática de consumir produtos e serviços de empreendimentos e negócios que são liderados por empreendedores negros ou que têm um foco especial na cultura afro (GONÇALVES; RIBEIRO, 2006). O foco do estudo foi investigar a influência do filme "Pantera Negra" no comportamento dos consumidores em relação ao afroconsumo. Foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou temas sobre as reflexões trazidas pelo filme Pantera Negra, quais produtos foram adquiridos a partir do filme, se já ouviu falar ou há conhecimento sobre o afroconsumo, e se o filme foi um incentivador para a prática do afroconsumo. Foram realizadas no total 10 entrevistas. Os resultados mostraram que o filme foi uma influência positiva sobre representatividade e que através dele foi possível fazer reflexões sobre cultura e raça. Foi observado que quando determinada população possui demandas específicas e se sente representada dentro da indústria, isso fortalece a prática de consumir produtos que sejam relevantes, semelhantes e fortaleçam a comunidade negra. Embora os produtos diretamente relacionados ao filme não tenham sido tão adquiridos, o impacto maior foi observado na escolha de consumo voltada para o afroconsumo como um todo. Os entrevistados demonstraram um novo comportamento a partir do filme, mesmo que alguns não estivessem familiarizados com o termo "afroconsumo". Nos relatos, foram identificadas reflexões e preocupações sobre o que é adquirido e por que é adquirido, evidenciando uma maior consciência sobre as práticas de consumo e a busca por produtos que representem e fortaleçam a comunidade negra-
Descrição: dc.description“Afroconsumo” is a term that emerged to describe the practice of consuming products and services from ventures and businesses that are led by black entrepreneurs or that have a special focus on Afro culture (GONÇALVES; RIBEIRO, 2006). The focus of the study was to investigate the influence of the movie "Black Panther" on consumer behavior regarding ‘’afroconsumo’’. In-depth interviews guided by a questionnaire were conducted. The script addressed topics related to the reflections brought by the movie "Black Panther," which products were purchased as a result of the film, awareness and knowledge of ‘’afroconsumo’’, and whether the movie served as an incentive to practice ‘’afroconsumo’’. The script was constructed based on the research objectives. A total of 10 interviews were conducted. The results showed that the movie had a positive influence on representation and led to reflections on culture and race. It was observed that when a specific population has specific demands and feels represented within the industry, it strengthens the practice of consuming products that are relevant, similar, and empower the black community. Although products directly related to the film were not widely purchased, the greatest impact was observed in the choice of consumption focused on ‘’afroconsumo’’ as a whole. The interviewees demonstrated a new behavior stemming from the film, even if some were not familiar with the term "afroconsumo." The narratives revealed reflections and concerns about what is acquired and why, highlighting a greater awareness of consumption practices and the search for products that represent and empower the black community-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectAfroconsumo-
Palavras-chave: dc.subject“Pantera Negra”-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subject“Afroconsumo"-
Palavras-chave: dc.subject“Black Panter”-
Título: dc.titleA influência do filme "Pantera Negra" no afroconsumo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.