Formação, Resistências e Autonomia Docente: desafios da práxis pedagógica de educação física em territórios dominados por poderes paralelos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Mont'Alverne Braun-
Autor(es): dc.contributorGallardo, Jorge Sergio Pérez-
Autor(es): dc.contributorLino, Lucília Augusta-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Elaine de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056307-
Descrição: dc.descriptionEsta tese de Doutorado tem como objetivo geral identificar os desafios e enfrentamentos dos profissionais que atuam em regiões dominadas por poderes paralelos, em meio ao caos instaurado nas favelas e periferias, nas quais as escolas lócus deste estudo se encontram. Enquanto objetivos específicos, a pesquisa pretendeu: recuperar, numa perspectiva histórica, o surgimento das favelas no estado do Rio de Janeiro e, em especial, no município de Niterói lócus deste estudo; resgatar o surgimento e avanço dos grupos armados que impõem normas e exercem o controle de territórios através do medo e da coerção física; analisar a práxis pedagógica dos professores de Educação Física em escolas do Município de Niterói, localizadas em territórios impactados pelas interferências coercitivas de grupos paralelos de poder e investigar as resistências e a autonomia docente dos profissionais de Educação Física, considerando o risco à vida, o enfrentamento de violências territoriais, a vulnerabilidade no uso dos espaços e dos equipamentos destinados às aulas práticas nessas escolas. Enquanto metodologia, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa; primeiramente, realizou-se uma revisão da literatura acadêmica; em seguida, utilizou técnicas de observação de campo com instrumentos de anotação desenvolvidos pela pesquisadora, além de entrevistas semiestruturadas alinhadas aos objetivos da pesquisa, que buscaram compreender a análise de categorias como: controle territorial, práxis pedagógica, violências, políticas públicas, formação e resistências. O estudo buscou fundamento, entre outros autores, nas obras de Gramsci (2012; 2005; 1994; 1978) e Freire (2004; 1997; 1981; 1975). Os resultados apontam para inúmeros impactos das violências no cotidiano escolar que dificultam o exercício livre das atividades dos professores de Educação Física, apesar da existência de formas de resistências que possibilitam reflexões sobre o papel de uma educação voltada para o esclarecimento crítico e a autonomia humana.-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral thesis aims to identify the challenges and confrontations faced by professionals working in regions dominated by parallel powers, amidst the chaos in the favelas and peripheral areas where the schools in this study are located. The specific objectives of the research are: to recover, from a historical perspective, the emergence of favelas in the state of Rio de Janeiro and, in particular, in the municipality of Niterói, the location of this study; to trace the rise and growth of armed groups that impose norms and exert territorial control through fear and physical coercion; to analyze the pedagogical praxis of Physical Education teachers in schools in the municipality of Niterói, located in areas impacted by the coercive interference of parallel power groups; and to investigate the resistance and autonomy of Physical Education professionals, considering the risks to their lives, the confrontation of territorial violence, and the vulnerability in using spaces and equipment for practical lessons in these schools. In terms of methodology, this study is characterized as qualitative research. Initially, an academic literature review was conducted, followed by field observation techniques with note-taking instruments developed by the researcher, in addition to semi-structured interviews aligned with the research objectives, which aimed to understand the analysis of categories such as: territorial control, pedagogical praxis, violence, public policies, training, and resistance. The study is grounded, among other authors, in the works of Gramsci (2012; 2005; 1994; 1978) and Freire (2004; 1997; 1981; 1975). The results point to numerous impacts of violence in the school routine, which hinder the free exercise of Physical Education teachers' activities, despite the existence of forms of resistance that allow for reflections on the role of education aimed at critical enlightenment and human autonomy.-
Descrição: dc.description192 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectPráxis Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPoderes Paralelos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEscola municipal-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Praxis-
Palavras-chave: dc.subjectParallel Powers-
Título: dc.titleFormação, Resistências e Autonomia Docente: desafios da práxis pedagógica de educação física em territórios dominados por poderes paralelos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.