“CELL ESCAPE CARTAS” - O DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM ANALÓGICO SOBRE APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136-
Autor(es): dc.contributorAlves, Gutemberg Gomes-
Autor(es): dc.contributorCV: http://lattes.cnpq.br/7503865274831337-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5525595141868422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9293712333167589-
Autor(es): dc.creatorLeão, Darcele Christo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056297-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consistiu no desenvolvimento do jogo “Cell Escape Cartas” no formato escape room em cartas sob o viés da Alfabetização Científica e o ensino de Biotecnologia. Este jogo é fruto de uma adaptação do escape room digital, o “Cell Escape digital” e do Caso “A Pérola do Nilo” do jogo “Célula Adentro”. Por ser um escape room, é um jogo cooperativo. O jogo digital é individual e o formato é aponta e clica e foi necessária a adaptação para o jogo em cartas. Foram analisados escape rooms analógicos, a fim de explorar e selecionar as mecânicas e possibilidades de utilização no escape room em cartas para ser utilizado em sala de aula. O jogo é composto por 74 cartas, 3 envelopes, 3 cenários, 12 itens, 1 caderno do professor e 1 caderno saiba mais. Cada jogador deverá interpretar um dos quatro personagens que são alunos de iniciação científica do Laboratório de Biologia Celular da UFF. Sua missão é descobrir o responsável pelo furto de uma joia através da análise e comparação do material genético presente em um fio de cabelo deixado na cena do crime com os dos suspeitos. O jogo aborda questões biotecnológicas e as apresenta ao público do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas de forma mais simples, lúdica e divertida. Além da abordagem sobre a Biotecnologia, o jogo buscou se basear nos três eixos da Alfabetização Científica de Sasseron e Carvalho (2011).-
Descrição: dc.descriptionThis project involved developing the game "Cell Escape Cartas," a card-based escape room, with a focus on Scientific Literacy and Biotechnology education. This game is an adaptation of the digital escape room "Cell Escape digital" and the case "A Pérola do Nilo" from the game "Célula Adentro." As an escape room, it is a cooperative game. The digital game is a single-player, point-and-click format, which required adapting it for a card game. Analog escape rooms were analyzed to explore and select mechanics and possibilities for use in classroom settings. The game consists of 74 cards, 3 envelopes, 3 scenarios, 12 items, 1 teacher's notebook, and 1 additional information notebook. Each player assumes the role of one of four characters who are scientific initiation students from the Cell Biology Laboratory at UFF. Their mission is to discover the thief of a jewel by analyzing and comparing genetic material found in a hair left at the crime scene with that of the suspects. The game addresses biotechnological issues and presents them to high school students and undergraduate biology students in a simpler, more playful, and enjoyable manner. In addition to focusing on Biotechnology, the game is based on the three pillars of Scientific Literacy by Sasseron and Carvalho (2011).-
Descrição: dc.description72 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscape room-
Palavras-chave: dc.subjectJogos cooperativos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectJogos analógicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectEscape room-
Palavras-chave: dc.subjectCooperative games-
Palavras-chave: dc.subjectScientific Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectBiotechnology-
Palavras-chave: dc.subjectAnalog games-
Título: dc.title“CELL ESCAPE CARTAS” - O DESENVOLVIMENTO DE UM ESCAPE ROOM ANALÓGICO SOBRE APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.