Gestão da informação e do conhecimento: Perspectivas no ensino de biblioteconomia no Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGama, Ivanilma de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Carlos Henrique Juvêncio da-
Autor(es): dc.contributorGomes, Thulio Pereira Dias-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Nathália Fontis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38783-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056291-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda como o ensino sobre Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) estão inseridos nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do estado do Rio de Janeiro e como os estudantes percebem suas perspectivas de atuação nessas áreas. A partir de uma metodologia quali-quantitativa, descreve os conceitos de GI e GC com base na pesquisa bibliográfica, analisa os currículos das universidades federais e, através da aplicação de questionário aos estudantes, identifica a percepção destes. Mostra que há uma crescente conscientização nos currículos quanto ao ensino de GI e GC e explora a visão que os estudantes possuem sobre o mercado de trabalho do bibliotecário em ambientes e setores não tradicionais.-
Descrição: dc.descriptionThis undergraduate thesis addresses how Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) education are integrated into the Library Science curricula of federal universities in the state of Rio de Janeiro, and how students perceive their career prospects in these fields. Using a quali-quantitative methodology, it describes IM and KM concepts based on literature research, analyzes the curricula of federal universities, and, through a student questionnaire, identifies their perceptions. It shows that there is a growing awareness in curricula regarding the teaching of IM and KM, and explores students' views on the librarian job market in non-traditional environments and sectors.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da informação-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInformation management-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectJob market-
Título: dc.titleGestão da informação e do conhecimento: Perspectivas no ensino de biblioteconomia no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.