Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gama, Ivanilma de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Carlos Henrique Juvêncio da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Thulio Pereira Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Nathália Fontis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056291 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda como o ensino sobre Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) estão inseridos nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do estado do Rio de Janeiro e como os estudantes percebem suas perspectivas de atuação nessas áreas. A partir de uma metodologia quali-quantitativa, descreve os conceitos de GI e GC com base na pesquisa bibliográfica, analisa os currículos das universidades federais e, através da aplicação de questionário aos estudantes, identifica a percepção destes. Mostra que há uma crescente conscientização nos currículos quanto ao ensino de GI e GC e explora a visão que os estudantes possuem sobre o mercado de trabalho do bibliotecário em ambientes e setores não tradicionais. | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis addresses how Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) education are integrated into the Library Science curricula of federal universities in the state of Rio de Janeiro, and how students perceive their career prospects in these fields. Using a quali-quantitative methodology, it describes IM and KM concepts based on literature research, analyzes the curricula of federal universities, and, through a student questionnaire, identifies their perceptions. It shows that there is a growing awareness in curricula regarding the teaching of IM and KM, and explores students' views on the librarian job market in non-traditional environments and sectors. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Job market | - |
Título: dc.title | Gestão da informação e do conhecimento: Perspectivas no ensino de biblioteconomia no Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: