Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9742373808121966 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | Correa, Mayra Velloso | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.creator | Roessler, Anna Clara Tofano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056283 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma reflexão sobre as potencialidades de cultivar no ensino de Ciências e Biologia uma abordagem que reconhece e valoriza a encontro pendência entre humanos e mais que humanos, aliada com os conceitos de simbiose, de Lynn Margulis, e de simpoiese, de Donna Haraway. A partir da ideia de que a escola pode ser espaço de transbordamento, ou seja, onde a ciência deixa de ser uma prática distante, fria e neutra, e passa a ser vivida como relação, afeto e criação, o presente estudo se debruça sobre as possibilidades de uma aula realizada com estudantes da Educação Básica de Niterói, Rio de Janeiro. A aula foi pensada como experiência educativa multiespécie, com o objetivo de provocar encontros entre os alunos e outros seres vivos, de modo a gerar deslocamentos nas formas de perceber, sentir e se relacionar com o mundo natural. A proposta se inscreve no campo de uma educação ambiental crítica e sensível, buscando fazer germinar narrativas e práticas que resistam ao modelo antropocêntrico e extrativista de nossa sociedade atual, interessa aqui a invenção de espaços-tempos de experimentação em que se possa aprender com as plantas, fungos, bactérias, protozoários, vírus e animais, não como objetos de estudo, mas como co-participantes da aprendizagem. A partir da relação ecológica simbiose, da conexão e encontro entre duas espécies diferentes, que sobrevivem por meio da colaboração, conduzo os alunos a pensarem nas conexões que temos com os mais distintos seres vivos e não vivos, como estamos todos em uma teia de relações, como somos todos holobiontes nesse planeta simbiótico. Busca-se compreender como a perspectiva multiespécie pode abrir frestas na ciência escolar, criando caminhos para uma ciência outra, mais atenta à vida em suas múltiplas formas. Neste sentido, essa pesquisa se configura como um percurso atravessado pelo desejo de tornar o ensino de ciências um espaço de encantamento e de responsabilidade partilhada com o mundo vivo. Em meio às urgências do Antropoceno, buscar cultivar vínculos com os seres que nos cercam é também uma forma de resistir e de sonhar futuros mais habitáveis. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes a reflexion about the potential of cultivating an approach to Science and Biology education that acknowledges and values the conexion between humans and more-than-human beings, inspired by the concepts of symbiosis, from Lynn Margulis, and sympoiesis, from Donna Haraway. Starting from the idea that school can be a space of overflow, where science moves beyond a distant, cold, and neutral practice and becomes one of relationship, affection, and creation, this study analyzes a class in the elementary school, in the schools of Niterói, Rio de Janeiro. The workshop was designed as a multispecies educational experience, aiming to foster encounters between students and other living beings in order to generate shifts in how they perceive, feel, and relate to the natural world. This proposal is grounded in a critical and sensitive environmental education perspective, seeking to cultivate narratives and practices that resist the dominant anthropocentric and extractivist model of science, the interest here lies in creating spaces and times for experimentation, where it is possible to learn with plants, fungi, bacteria, virus and animals, not as study objects, but as co-participants in the learning process. Coming from the ecological relation “symbiosis”, from the dependency and connection of two different species that survive through collaboration, I lead the students to think about the connections we have with the most exquisite non human beings, to think how all of us are in a web of relations, how we are all holobionts in this symbiotic planet. The aim here is to understand how a multispecies perspective can open cracks in traditional school science, creating pathways toward another kind of science: more relational, more poetic, and more attentive to life in its many forms. In this sense, the thesis is also a formative journey shaped by the desire to transform science education into a space of wonder and shared responsibility with the living world. In the face of the urgencies of the Anthropocene, this research argues that cultivating bonds with the beings around us is also a way to resist and to dream of more livable futures. | - |
Descrição: dc.description | 86 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simbiose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simpoiese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva multiespécie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência alternativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas artísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simbiose | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbiosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sympoiesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multispecies perspective | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Título: dc.title | Simbiose, simpoiese, holobiontes e arte na sala de aula: outros modos de ensinar ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: