Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leila Weitzel Coelho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Renato Villela da | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Leonard Barreto | - |
Autor(es): dc.creator | HENRY, DANIEL | - |
Autor(es): dc.creator | BULHOSA, THIAGO DA CRUZ BENTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056277 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente no mundo, um dos maiores problemas ambientais é o descarte indevido de resíduos. No Brasil, estima-se que nem 5% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados realmente são, sendo na maioria dos casos, descartados de maneira incorreta. Basicamente, o foco da política sanitária brasileira de gestão de resíduos sólidos está na coleta e descarte em aterros ou lixões. Este lixo, que causa contaminação do solo e água, entupimento de bueiros e, como consequência, enchentes, em grande parte poderia ser reciclado, mas devido principalmente à falta de políticas públicas, o fim destes produtos é diferente. Parte do problema também se dá pela falta de conscientização da população sobre a causa. Neste sentido, a gamificação vem se tornando cada vez mais comum como uma ferramenta educativa na área ambiental, aplicando as estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. O presente trabalho pretende aprimorar o aplicativo SIGCOL, esse responsável por auxiliar na coleta de resíduos sólidos recicláveis, a partir de uma abordagem de experiência gamificada, contribuindo para a conscientização ambiental do usuário, através de temáticas relacionadas ao meio ambiente, integrado a um sistema de recompensas, em modelo de pontos | - |
Descrição: dc.description | Currently in the world, one of the biggest environmental problems is the improper disposal of waste. In Brazil, it is estimated that less than 5% of solid waste that could be recycled is actually recycled, and in most cases, it is improperly discarded. Essentially, the focus of Brazil's sanitary policy on solid waste management lies in collection and disposal in landfills or dumpsites. This waste, which contaminates the soil and water, clogs drains, and consequently leads to floods, could largely be recycled, but due primarily to the lack of public policies, the fate of these products is different. Part of the problem also stems from the lack of awareness among the population about the issue. In this sense, gamification has been increasingly used as an educational tool in the environmental field, applying game strategies to everyday activities with the aim of increasing participant engagement. This study aims to enhance the SIGCOL application, which assists in the collection of recyclable solid waste, by implementing a gamified experience approach. It seeks to contribute to the user's environmental awareness through themes related to the environment, integrated with a rewards system based on a points model | - |
Descrição: dc.description | 67 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reciclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental awareness | - |
Título: dc.title | SIGCOL: Gestão de resíduos gamificada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: