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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Thaiane Moreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4073806576367509 | - |
Autor(es): dc.contributor | Achieta, Wanderley | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3641470786909705 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/5353829054300430 | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves Junior, Reynaldo José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38189 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056275 | - |
Descrição: dc.description | A presente tese investiga as interações complexas entre comunicação digital, operações psicológicas e guerra híbrida no contexto brasileiro, abrangendo o período de 2005 a 2022. Apoiada em uma abordagem interdisciplinar que articula comunicação, psicologia social e ciência política, a pesquisa analisa a utilização estratégica dos ecossistemas comunicacionais digitais contemporâneos, com destaque para a comunicação 4.0, como ferramentas eficazes para a manipulação de percepções públicas, desestabilização de instituições democráticas e promoção de interesses geopolíticos e econômicos hegemônicos. O estudo explora inicialmente o conceito gramsciano de hegemonia cultural, discutindo sua apropriação por elites neoliberais e sua transformação em uma estratégia central de controle social por meio de técnicas contemporâneas de guerra híbrida e psicológica. Argumenta-se que, ao invés de coerção física direta, as elites modernas optam pela modulação do comportamento social através da disseminação estratégica de valores e crenças por meio de mídias digitais e tradicionais, promovendo crises artificiais e polarização social. A pesquisa faz um panorama detalhado das políticas econômicas brasileiras, especialmente a partir da rejeição do país à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) em 2005, e discute como esse momento histórico desencadeou uma escalada na aplicação de operações psicológicas e estratégias de guerra híbrida, iniciando um ciclo prolongado de instabilidade política. A análise cobre eventos cruciais, como a crise dos Correios e o escândalo do mensalão, destacando o papel das mídias corporativas e institutos internacionais, como o Knight Center e a Abraji, na construção e disseminação de narrativas que contribuíram para o desgaste institucional e a ascensão de movimentos políticos extremistas. No campo das metodologias de enfrentamento das más práticas informacionais, o estudo apresenta uma análise detalhada dos conceitos e aplicações práticas do prebunking e debunking, enfatizando a importância da inoculação psicológica como ferramenta preventiva eficaz contra a manipulação informacional. O Capítulo II dedica-se profundamente ao prebunking, explorando suas bases científicas ancoradas na psicologia social e cognitiva. Discute-se como o prebunking pode fortalecer a capacidade crítica dos indivíduos, preparando-os para reconhecer e resistir a informações enganosas antes que sejam expostos a elas. O capítulo detalha também diversas técnicas empregadas nessa metodologia, incluindo programas educativos, simulações e jogos que ensinam os indivíduos a identificar estratégias comuns de desinformação. Adicionalmente, a tese compara o prebunking com abordagens tradicionais, como o debunking, identificando seus pontos fortes e limitações. Estudos empíricos são apresentados para demonstrar a eficácia do prebunking em contextos variados, destacando seu potencial para gerar resistência a longo prazo contra operações psicológicas e campanhas de desinformação. São discutidas ainda iniciativas bem-sucedidas em ambientes escolares e comunitários, enfatizando como a alfabetização midiática e científica pode ser um componente crucial para o fortalecimento da democracia e da soberania informacional. Como estudo de caso, a tese aborda profundamente a Rede Conecta de Inteligência Artificial e Educação Científica e Midiática, iniciativa pioneira no Brasil voltada à promoção de educação crítica e ao combate à desinformação. O trabalho detalha as ações desenvolvidas pela Rede Conecta entre 2021 e 2024, incluindo cursos, seminários, produções audiovisuais e parcerias estratégicas com organizações da sociedade civil e mídias independentes. Ressalta-se o impacto positivo dessas iniciativas na promoção da soberania cognitiva e informacional, fortalecendo redes colaborativas de resistência às práticas de desinformação e manipulação. Finalmente, a tese defende a centralidade da ciência e da academia pública na construção de uma sociedade mais resiliente às estratégias de guerra híbrida e operações psicológicas. Propõe diretrizes para políticas públicas que promovam a alfabetização digital e midiática como meios fundamentais para o fortalecimento da democracia e da soberania informacional brasileira, sugerindo ainda a necessidade urgente de regulação eficaz das plataformas digitais. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | 315 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Operações psicológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra híbrida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede Conecta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soberania informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prebunking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento midiático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências politicas | - |
Título: dc.title | Rede Conecta de Inteligência Artificial e Educação Científica e Midiática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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