Criação de aplicativo educativo para dispositivos móveis sobre higienização das mãos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Jorge Luiz Lima da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8243099229156246-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Karina Dias de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4780729982977724-
Autor(es): dc.contributorMessias, Claudia Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7023881504448600-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3717623022060728-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Rozana Neves Guimarães de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056271-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: o estudo tem por escopo descrever as experiências da criação de um aplicativo sobre higienização das mãos para dispositivos móveis que utilizem o Android como sistema operacional. Método: trata-se de estudo descritivo metodológico que se deu por intermédio relato das experiências, dessa forma, reservou-se às percepções, vivências da desenvolvedora do aplicativo. Resultados: o aplicativo foi desenvolvido em linguagem de programação C# na plataforma Unity®, contendo informações sobre a temática vigente, o quiz e 4 jogos livres. Os recursos selecionados para a criação do design visual e efeitos sonoros, foram respectivamente, Canva® e Pixabay®. A criação de jogos reforça a importância do olhar digital na educação, tornando-a mais holística e condizente com as mudanças da sociedade. O saber tecnológico é uma ferramenta que proporciona nova forma de fazer educação em saúde e potencializa a disseminação de conhecimento. Conclusão: o aplicativo, na próxima fase, seguirá para as etapas de testes, correção de erros, ajustes mediante as contribuições dos participantes e distribuição de modo gratuito. O ensino ofertado em forma de jogo favorece a promoção da saúde, o despertar crítico-reflexivo acerca da temática, apropriação do conteúdo ministrado, construção de vínculos e espaço aberto para comunicação.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: the study aims to describe the experiences of creating an application about hand hygiene for mobile devices that use Android as the operating system. Method: This is a methodological study that was carried out through the use of a report type through a descriptive approach, thus, it reserved the perceptions and experiences of the application developer. Results: the application was developed in C# programming language on the Unity® platform, containing information about the current theme, the quiz and 4 free games. The resources selected for creating the visual design and sound effects were Canva® and Pixabay®, respectively. The creation of games reinforces the importance of a digital perspective in education, making it more holistic and in line with changes in society. Technological knowledge is a tool that provides a new way of providing health education and enhances the dissemination of knowledge. Conclusion: the application, in the next phase, will proceed to the testing stages, error correction, adjustments through contributions from participants and free distribution. Teaching offered in the form of games favors health promotion, critical-reflective awakening on the topic, appropriation of the content taught, construction of bonds and an open space for communication.-
Descrição: dc.description54 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos móveis-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectDesinfecção das mãos-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectMobile Applications-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectInformation Technology-
Título: dc.titleCriação de aplicativo educativo para dispositivos móveis sobre higienização das mãos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.