Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eduardo Henrique Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8055904604783399 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Beatriz Adura | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Letícia Maria Renault de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maura Lima Bezerra e | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5863994537611050 | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Paula Marques Klier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056262 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho de dissertação é apresentar a experiência de pesquisa-intervenção participativa da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) no território da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A pesquisa GAM nasce no Canadá e se apresenta como uma pesquisa-intervenção participativa em que se coloca em consideração o protagonismo do saber do usuário de medicação na construção da gestão do uso. Emprego a metodologia de pesquisa cartográfica e sigo indicações trazidas por discussões teórico-práticas que fazem reflexão crítica no que concerne ao campo da saúde mental e a produção subjetiva em decorrência da temática sobre desinstitucionalização. Trago minhas considerações, a partir da problemática do excesso de prescrição medicamentosa, colocando em questão o processo de trabalho precarizado dos cuidadores da saúde. A relevância deste estudo consiste na formação de um grupo e a possibilidade de falar sobre as demandas do trabalho, em uma troca com diferentes saberes, favorecendo a criação de subsídios que orientem a prática e o trabalho em equipe. | - |
Descrição: dc.description | The goal of this master’s dissertation is to present the experience of the participatory research-intervention of the Autonomous Medication Management (GAM) in Rio de Janeiro’s West Zone (Zona Oeste). The GAM research is originally from Canada and presents itself as a participatory research-intervention in which the user's experience with the drug is put in the center of the management of its use. I use the cartography methodology and I follow the orientations brought by theoretical and practical discussions which make a reflection of the mental health field and the subjective production within the theme of deinstitutionalization. I analyze the problem of the excessive prescription of drugs focusing on the precarious work process of health workers. The importance of this study is the idea to create a group to discuss work demands and exchange knowledge from different areas of expertise to collect data to guide practices and teamwork. | - |
Descrição: dc.description | 109 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | GAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prescrição medicamentosa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho em equipe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | GAM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drug prescription | - |
Palavras-chave: dc.subject | Team work | - |
Título: dc.title | A formação que dá trabalho: a pesquisa GAM como estratégia de desmedicalização da demanda inicial e a aposta na coletivização do trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: