Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Geraldo André Thurler | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7105067701625010 | - |
Autor(es): dc.contributor | Salcedo, Ivanovich Lache | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8256390172821118 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Nicolis Amaral de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1497332386424439 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4444099460545129 | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Pedro Soares Menezes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056261 | - |
Descrição: dc.description | A partir da segunda metade do século XX os conceitos de sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável alcançaram destaque no cenário internacional. Isso se deve principalmente à crescente conscientização acerca das questões ambientais, sociais e econômicas. Nesse contexto, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) surge como metodologia capaz de analisar os impactos ambientais associados ao ciclo de vida de um produto ou processo. Este estudo busca analisar criticamente as normas ABNT NBR ISO 14040:2009 e ABNT NBR ISO 14044:2009 (ABNT, 2009), que estabelecem os princípios e requisitos para a elaboração de um estudo de ACV, buscando identificar os principais desafios e oportunidades relacionados com a aplicação no Brasil. Os resultados indicam que o foco ambiental da norma, as limitações quanto a disponibilidade de dados regionais, a dificuldade de comparabilidade entre estudos e as lacunas regulatórias são obstáculos para o desenvolvimento da metodologia. Por fim, o trabalho destaca a necessidade de revisões normativas, do fortalecimento de estruturas institucionais e da regulamentação da metodologia, visando a superar os desafios apresentados e a consolidar seu uso como ferramenta estratégica para sustentabilidade. | - |
Descrição: dc.description | From the second half of the 20th century onwards, the concepts of sustainability and sustainable development have gained prominence on the international agenda. This is mainly due to the growing awareness of environmental, social, and economic issues. In this context, Life Cycle Assessment (LCA) emerges as a methodology capable of analyzing the environmental impacts associated with the life cycle of a product or process. This study aims to critically analyze the standards ABNT NBR ISO 14040:2009 and ABNT NBR ISO 14044:2009 (ABNT, 2009), which establish the principles and requirements for conducting an LCA study, seeking to identify the main challenges and opportunities related to its application in Brazil. The results indicate that the environmental focus of the standard, the limitations regarding the availability of regional data, the difficulty of comparability between studies, and regulatory gaps are obstacles to the development of the methodology. Finally, the study highlights the need for normative revisions, the strengthening of institutional structures, and the regulation of the methodology, aiming to overcome the identified challenges and consolidate its use as a strategic tool for sustainability. | - |
Descrição: dc.description | 55 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade socioambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão estratégica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-environmental responsibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategic management | - |
Título: dc.title | Avaliação do ciclo de vida como ferramenta estratégica para a sustentabilidade: desafios e oportunidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: