Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8086836093429390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5191150661263743 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0853766455572489 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Priscila Artte Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6943534412741377 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7608500976832841 | - |
Autor(es): dc.contributor | Javarini, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5129622030739874 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1749366356570376 | - |
Autor(es): dc.creator | Daim, Mônica Moreira da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37463 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056254 | - |
Descrição: dc.description | Pode-se afirmar que, apesar dos esforços em mitigar os problemas relativos à escolarização no Brasil, o país ainda sofre com elevados índices de analfabetismo e com a carência de políticas públicas para atendimento às pessoas com deficiência. A Política Educacional Inclusiva é um tema de grande relevância na discussão sobre educação no território brasileiro. Esta pesquisa objetiva elaborar um livro, fundamentado em análise documental, sobre avanços e desafios da Política Educacional Inclusiva na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Niterói/RJ, nos últimos 5 anos (2019 a 2023), contendo os resultados das análises orientadas pelos seguintes objetivos específicos:i) investigar o índice de analfabetismo nesta municipalidade; ii) pesquisar nas leis vigentes os amparos jurídicos que garantem educação aos sujeitos com vulnerabilidade educacional, público-alvo da EJA; iii) analisar a Política Educacional Inclusiva praticada no Município de Niterói na EJA e iv) compilar os estudos realizados em um livro intitulado Município de Niterói/RJ - Política Educacional Inclusiva na EJA: Deafios e Possibilidades, constituído por informações sobre a Política Educacional Inclusiva na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos do Município de Niterói, no período de 2019 a 2023. Assim, o presente trabalho configura-se como pesquisa documental, descritiva e de abordagem qualitativa. A coleta de dados teve como ponto de partida buscar informações sobre a taxa de analfabetismo da população e o quantitativo de atendimento a pessoas com deficiência matriculadas na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Nesta dissertação, a pesquisa bibliográfica se concentra nos principais portais de periódicos e publicações científicas, como Scielo, Periódicos Capes, ERIC, LILLACS e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Analisar a Política Educacional adotada no município de Niterói no contexto da Educação de Jovens e Adultos, em perspectiva inclusiva, fomentou discussões em relação ao desenvolvimento educacional de pessoas não alfabetizadas e com alguma deficiência, em suas diversas realidades, com um olhar crítico e reflexivo sobre políticas públicas adotadas no atendimento a esse público. | - |
Descrição: dc.description | It can be said that, despite efforts to mitigate problems related to schooling in Brazil, the country still suffers from high rates of illiteracy and a lack of public policies to assist people with disabilities. Inclusive Educational Policy is a topic of great relevance in the discussion about education in Brazil. In the context of Youth and Adult Education (EJA), these policies become fundamental, as they seek to guarantee access, retention and learning for students in this type of teaching. This research aims to prepare a book, based on documentary analysis, about advances and challenges of the Inclusive Educational Policy in the EJA Modality of the Municipality of Niterói/RJ, in the last 5 years (2018 to 2023), containing the results of the analyzes guided by the following objectives specific: i) investigate the illiteracy rate in this municipality; ii) research in current laws the legal protections that guarantee education to subjects with educational vulnerability, the target audience of EJA; iii) analyze the Inclusive Educational Policy practiced in the Municipality of Niterói in the EJA and iv) compile the studies carried out in a book consisting of information on the Inclusive Educational Policy in the Modality of Youth and Adult Education in the Municipality of Niterói, from 2018 to 2023. Therefore, the present work is configured as documentary research, descriptive and with a qualitative approach. Data collection will have as its starting point information on the population's illiteracy rate and the number of services provided to people with disabilities enrolled in Youth and Adult Education. In this dissertation, bibliographical research focuses on the main portals of periodicals and scientific publications, such as Scielo, Periódicos Capes, ERIC, LILLACS and Digital Library of Theses and Dissertations. By analyzing the Educational Policy adopted in the municipality of Niterói in the context of Youth and Adult Education (EJA) from an inclusive perspective, discussions will be promoted in relation to the educational development of non-literate people and people with disabilities, in their different realities, with a critical and reflective look at public policies adopted to serve this public. | - |
Descrição: dc.description | 115 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analfabetismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas em Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais inclusivas em Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | illiteracy | - |
Palavras-chave: dc.subject | public policies in Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive educational policies in Niterói | - |
Título: dc.title | Município de Niterói/RJ e a Educação de Jovens e Adultos: livro sobre desafios e possibilidades na política educacional inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: