Construção de um curso de formação e um E-Book norteador sobre a importância da elaboração do plano educacional individualizado para estudantes com autismo da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorCabral, Camila Araújo-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Márcia Amira Freitas do-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Michele Soares Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056215-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: Após a disseminação do SARS-CoV-2, a população mundial teve que se adaptar a uma nova realidade. O isolamento social foi a orientação sanitária mais eficaz para diminuir o contágio, enquanto pesquisas sobre vacinas eram desenvolvidas em diversas partes do mundo para encontrar a cura para restaurar a “normalidade” em todos os setores da sociedade. Com isso, percebe-se que o sistema educacional foi severamente afetado pela Covid-19. As medidas tomadas em relação ao distanciamento social fizeram com que os professores e alunos se adaptassem à nova realidade de ensino, o ensino remoto, o que se tornou um verdadeiro desafio para os alunos e para os seus educadores. Assim sendo, a nova situação nacional e global do século XXI que se apresenta nos ambientes escolares possibilita a aquisição de diversas lições e a criação de novas configurações subjetivas em relação às práticas educacionais inclusivas e às pessoas com deficiência. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo geral a Construção de Um Curso de Formação e a produção de um Manual Norteador Sobre a Importância da Elaboração do Plano Educacional Individualizado Para Estudantes Com Autismo da Educação Básica. METODOLOGIA: O projeto desenvolveu uma pesquisa exploratória qualitativa do tipo Estudo de Caso. Os resultados da pesquisa foram questionários semiestruturados on-line e dois cursos de Formação Continuada (oficinas) de Práticas Pedagógicas Inclusivas para nível de Capacitação (presencial). Os dados foram analisados qualitativamente, usando os recursos da ferramenta eletrônica Google Forms. A presente pesquisa espera contribuir para a sociedade civil através da melhoria da formação continuada docente e para os estudantes com necessidades educativas especiais mediante práticas pedagógicas inclusivas.-
Descrição: dc.descriptionINTRODUCTION: After the spread of SARS-CoV-2, the world's population had to adapt to a new reality. Social isolation was the most effective health guidance to reduce contagion, while research on vaccines was carried out in various parts of the world to find a cure to restore "normality" in all sectors of society. With this, it is clear that the educational system was severely affected by Covid-19. The measures taken in relation to social distancing made teachers and students adapt to the new teaching reality, remote teaching, which became a real challenge for students and their educators.Therefore, the new national and global situation of the twenty-first century that is presented in school environments enables the acquisition of several lessons and the creation of new subjective configurations in relation to inclusive educational practices and people with disabilities. OBJECTIVES:This research has as its general objective the Construction of a Training Course and the elaboration of a Guiding Manual on the Importance of the Elaboration of the Individualized Educational Plan for Students with Autism in Basic Education. METHODOLOGY: The project developed a qualitative exploratory research of the Case Study type. The results of the research were semi-structured online questionnaires and two Continuing Education courses (workshops) of Inclusive Pedagogical Practices for the level of Training (face-to-face). The data were analyzed qualitatively, using the resources of the electronic tool Google Forms. The present research hopes to contribute to civil society through the improvement of continuing teacher training and to students with special educational needs through inclusive pedagogical practices.-
Descrição: dc.description229 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista, Inclusão, Plano Educacional Individualizado, Formação Continuada, Práticas Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico, Educação inclusiva, Prática pedagógica, Formação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder. Inclusion. Individualized Educational Plan. Continuing Education. Pedagogical Practices-
Título: dc.titleConstrução de um curso de formação e um E-Book norteador sobre a importância da elaboração do plano educacional individualizado para estudantes com autismo da educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.