Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messeder, Jorge Cardoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Porto, Maria das Graças Cleophas | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Camila Arguello da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056213 | - |
Descrição: dc.description | As mudanças sociais decorrentes da democratização do acesso à informação e as novas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais tornam cada vez mais necessário o desenvolvimento de um ensino de química relevante para a realidade do aluno. Diante disso, esta dissertação teve como objetivo analisar as potencialidades didático-pedagógicas de uma oficina sobre a Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez, como instrumento de formação e desenvolvimento profissional docente. Com base na pesquisa realizada, foi desenvolvido um guia pedagógico voltado a orientar a aplicação do Arco de Maguerez em aulas de química e a realização de uma oficina sobre esta metodologia para professores ou licenciandos em química. Para alcançar esses objetivos, foi elaborada e aplicada uma oficina sobre o Método do Arco de Maguerez junto à estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Nas cinco aulas da oficina, que aconteceram de modo presencial, discutiram-se aspectos teóricos e práticos de cada uma das etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez. Ao final do processo, os participantes elaboraram planejamentos de aula baseados na MP com o Arco de Maguerez, que foram analisados através da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados coletados demonstram que as atividades propostas ao longo da oficina, em especial a discussão de artigos e os exercícios práticos, contribuíram positivamente para a compreensão dos participantes sobre a metodologia e para sua formação docente de modo geral. Com base nas contribuições coletadas, foi desenvolvido o Produto Educacional fruto deste trabalho: o guia pedagógico “Ensino de Química com Arco de Maguerez: guia prático para uma educação transformadora” — um e-book que oferece aprofundamentos teóricos sobre o Arco de Maguerez, indicando como explorar esta metodologia ativa em aulas de química, e orienta a implementação da oficina proposta na formação inicial e/ou continuada de professores de química. | - |
Descrição: dc.description | The social changes resulting from the democratization of access to information and the new determinations of theworkshop on the Problematization Methodology (PM) with the Arch of Maguerez, as a tool for teacher training and professional development. Based on the research conducted, a pedagogical guide was developed to orient the application of the Arch of Maguerez in chemistry classes and the implementation of a workshop on this ethodology for chemistry teachers or undergraduate students. To achieve these objectives, a workshop on the Arch of aguerez Method was desig-ned and applied with students from the undergraduate chemistry course at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ). n the five sessions of the workshop, heoretical and practical aspects of each stage of the Problematization Methodology with the Arch of Maguerez were discussed. At the end of the process, participants prepared lesson plans based on PM with the Arch of Maguerez, which were analyzed using the Discursive Textual Analysis (DTA) technique. The collected results demonstrate that the activities proposed throughout the workshop, especially the discussion of articles and practical exercises, positively contributed to the participants' understanding of the methodology and their overall teacher training. Based on the feedback collected, the Educational Product resulting from this work was developed: the pedagogical guide “Teaching Chemistry with the Arch of Maguerez: A Practical Guide for Transformative Education” — an e-book that provides theoretical insights into the Arch of Maguerez, detailing how to apply this active methodology in chemistry lessons, and guides the implementation of the proposed workshop in the initial and/or continuing education of chemistry teachers. | - |
Descrição: dc.description | 130 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da Pro-blematização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arco de Maguerez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematization Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arch of Maguerez. | - |
Título: dc.title | Arco de Maguerez no Ensino de Química: Possibilidades para uma Educação Transformadora. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: