Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mackson Luiz Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 | - |
Autor(es): dc.contributor | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4001142271622004 | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, José Guilherme de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9423261877542585 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0935231184017196 | - |
Autor(es): dc.creator | Negreiros, Marcelo Vinícius Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056205 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda o processo de inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física, através do relato de experiência e das observações e intervenções realizadas ao longo de oito encontros. O objetivo foi identificar os desafios e as possibilidades para promover a inclusão do aluno ao contexto escolar e às atividades físicas, respeitando suas individualidades. As etapas iniciais envolveram uma análise diagnóstica do aluno e da turma, observando comportamentos e interações. A partir dessas observações, foram planejadas e realizadas intervenções pedagógicas, adaptadas às preferências e necessidades do aluno. Durante o período de estudo, foram registradas tanto evoluções significativas em atividades de maior interesse, como o futebol, quanto episódios de resistência, frequentemente associados à falta de medicação e à dificuldade de adaptação ao ambiente e às propostas. Os resultados destacaram a importância de um planejamento flexível e sensível, aliado ao envolvimento da família, equipe pedagógica e profissionais especializados. As ações também evidenciaram o papel da empatia dos colegas de turma na construção de um ambiente inclusivo. Contudo, o estudo revelou limitações estruturais e a necessidade de suporte multidisciplinar contínuo para garantir a efetividade da inclusão. Conclui-se que a inclusão de alunos com TEA é um processo dinâmico que exige persistência, adaptações constantes e colaboração entre escola, família e sociedade. As experiências relatadas reforçam o compromisso do educador com o desenvolvimento integral do aluno e com a criação de espaços escolares que promovam respeito e participação de todos. | - |
Descrição: dc.description | This study addresses the inclusion process of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education classes through an experience report ass weel as observations and interventions conducted over eight sessions. The objective was to identify challenges and opportunities to promote the student's integration into the school context and physical activities, respecting their individual needs. The initial stages involved a diagnostic analysis of the student and the class, observing behaviors and interactions. Based on these observations, pedagogical interventions were planned and carried out, tailored to the student's preferences and needs. During the study period, significant progress was observed in activities of greater interest, such as soccer, alongside episodes of resistance, often associated with the absence of medication and difficulty in adaptation of the environment and proposed activities. The results highlighted the importance of flexible and sensitive planning, combined with the involvement of the family, pedagogical team, and specialized professionals. The actions also underscored the role of classmates' empathy in creating an inclusive environment. However, the study revealed structural limitations and the need for continuous multidisciplinary support to ensure effective inclusion. In conclusion, the inclusion of students with ASD is a dynamic process that requires persistence, constant adaptations, and collaboration between schools, families, and society. The experiences reported reinforce the educator's commitment to the student's holistic development and the creation of school spaces that foster respect and participation for all. | - |
Descrição: dc.description | 26 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adaptação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical adaptation | - |
Título: dc.title | A inclusão escolar na aula de Educação Física: relato de experiência com um aluno com TEA em uma escola pública de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: