A inclusão escolar na aula de Educação Física: relato de experiência com um aluno com TEA em uma escola pública de Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Mackson Luiz Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7009995632636621-
Autor(es): dc.contributorPenna, Adriana Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4001142271622004-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, José Guilherme de Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9423261877542585-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0935231184017196-
Autor(es): dc.creatorNegreiros, Marcelo Vinícius Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056205-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o processo de inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física, através do relato de experiência e das observações e intervenções realizadas ao longo de oito encontros. O objetivo foi identificar os desafios e as possibilidades para promover a inclusão do aluno ao contexto escolar e às atividades físicas, respeitando suas individualidades. As etapas iniciais envolveram uma análise diagnóstica do aluno e da turma, observando comportamentos e interações. A partir dessas observações, foram planejadas e realizadas intervenções pedagógicas, adaptadas às preferências e necessidades do aluno. Durante o período de estudo, foram registradas tanto evoluções significativas em atividades de maior interesse, como o futebol, quanto episódios de resistência, frequentemente associados à falta de medicação e à dificuldade de adaptação ao ambiente e às propostas. Os resultados destacaram a importância de um planejamento flexível e sensível, aliado ao envolvimento da família, equipe pedagógica e profissionais especializados. As ações também evidenciaram o papel da empatia dos colegas de turma na construção de um ambiente inclusivo. Contudo, o estudo revelou limitações estruturais e a necessidade de suporte multidisciplinar contínuo para garantir a efetividade da inclusão. Conclui-se que a inclusão de alunos com TEA é um processo dinâmico que exige persistência, adaptações constantes e colaboração entre escola, família e sociedade. As experiências relatadas reforçam o compromisso do educador com o desenvolvimento integral do aluno e com a criação de espaços escolares que promovam respeito e participação de todos.-
Descrição: dc.descriptionThis study addresses the inclusion process of a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Physical Education classes through an experience report ass weel as observations and interventions conducted over eight sessions. The objective was to identify challenges and opportunities to promote the student's integration into the school context and physical activities, respecting their individual needs. The initial stages involved a diagnostic analysis of the student and the class, observing behaviors and interactions. Based on these observations, pedagogical interventions were planned and carried out, tailored to the student's preferences and needs. During the study period, significant progress was observed in activities of greater interest, such as soccer, alongside episodes of resistance, often associated with the absence of medication and difficulty in adaptation of the environment and proposed activities. The results highlighted the importance of flexible and sensitive planning, combined with the involvement of the family, pedagogical team, and specialized professionals. The actions also underscored the role of classmates' empathy in creating an inclusive environment. However, the study revealed structural limitations and the need for continuous multidisciplinary support to ensure effective inclusion. In conclusion, the inclusion of students with ASD is a dynamic process that requires persistence, constant adaptations, and collaboration between schools, families, and society. The experiences reported reinforce the educator's commitment to the student's holistic development and the creation of school spaces that foster respect and participation for all.-
Descrição: dc.description26 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorder-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive physical education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical adaptation-
Título: dc.titleA inclusão escolar na aula de Educação Física: relato de experiência com um aluno com TEA em uma escola pública de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.