Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maristela Barenco Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Schindhelm, Virgínia Georg | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Mayara Marmelo da | - |
Autor(es): dc.creator | Tostes, Isabela Zanco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056203 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar como a disciplinarização dos corpos afeta as interações sociais dos alunos tímidos em contextos educacionais; principalmente em se tratando da relação professor- aluno, embasada pelo olhar da estudante de Pedagogia, ao trazer sua vivência como aluna tímida. Além da breve revisão bibliográfica, construída com autores que me acompanharam no percurso acadêmico, o caminho da pesquisa é traçado a partir de experiências significativas vivenciadas ao longo da minha formação pessoal e escolar, dando ênfase especial aos registros que marcaram minha vida e minha construção como educadora. São trazidos fragmentos da disciplinarização exacerbada e a rigidez que nada contribui para o desenvolvimento do aluno tímido, destacando a timidez como subjetividade e a relação aluno/professor como meio de transformação. O trabalho aborda ainda práticas pedagógicas que incluem o reforço positivo e a roda de conversa, estratégias fundamentadas na empatia e no respeito à singularidade, que favorecem o bem-estar e valorizam as interações humanas, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante. | - |
Descrição: dc.description | This final project aims to investigate how the disciplining of bodies affects the social interactions of shy students in educational contexts, particularly regarding the teacher student relationship, informed by the perspective of a Pedagogy student who shares her experience as a shy student. In addition to a brief literature review, compiled with authors who have accompanied me throughout my academic career, the research path is traced based on significant experiences throughout my personal and academic development, with special emphasis on those that have marked my life and my development as an educator. Fragments of the exacerbated disciplining and rigidity that do nothing to contribute to the development of shy students are presented, highlighting shyness as a subjectivity and the student/teacher relationship as a means of transformation. The work also addresses pedagogical practices that include positive reinforcement and conversation circles, strategies based on empathy and respect for individuality, which promote well-being and value human interactions, fostering a welcoming and stimulating environment. | - |
Descrição: dc.description | 35 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Timidez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplinarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shyness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiences | - |
Título: dc.title | Relação professor-aluno na trajetória escolar: relato de experiência de uma aluna tímida | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: