Relação professor-aluno na trajetória escolar: relato de experiência de uma aluna tímida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virgínia Georg-
Autor(es): dc.contributorCunha, Mayara Marmelo da-
Autor(es): dc.creatorTostes, Isabela Zanco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056203-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar como a disciplinarização dos corpos afeta as interações sociais dos alunos tímidos em contextos educacionais; principalmente em se tratando da relação professor- aluno, embasada pelo olhar da estudante de Pedagogia, ao trazer sua vivência como aluna tímida. Além da breve revisão bibliográfica, construída com autores que me acompanharam no percurso acadêmico, o caminho da pesquisa é traçado a partir de experiências significativas vivenciadas ao longo da minha formação pessoal e escolar, dando ênfase especial aos registros que marcaram minha vida e minha construção como educadora. São trazidos fragmentos da disciplinarização exacerbada e a rigidez que nada contribui para o desenvolvimento do aluno tímido, destacando a timidez como subjetividade e a relação aluno/professor como meio de transformação. O trabalho aborda ainda práticas pedagógicas que incluem o reforço positivo e a roda de conversa, estratégias fundamentadas na empatia e no respeito à singularidade, que favorecem o bem-estar e valorizam as interações humanas, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante.-
Descrição: dc.descriptionThis final project aims to investigate how the disciplining of bodies affects the social interactions of shy students in educational contexts, particularly regarding the teacher student relationship, informed by the perspective of a Pedagogy student who shares her experience as a shy student. In addition to a brief literature review, compiled with authors who have accompanied me throughout my academic career, the research path is traced based on significant experiences throughout my personal and academic development, with special emphasis on those that have marked my life and my development as an educator. Fragments of the exacerbated disciplining and rigidity that do nothing to contribute to the development of shy students are presented, highlighting shyness as a subjectivity and the student/teacher relationship as a means of transformation. The work also addresses pedagogical practices that include positive reinforcement and conversation circles, strategies based on empathy and respect for individuality, which promote well-being and value human interactions, fostering a welcoming and stimulating environment.-
Descrição: dc.description35 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTimidez-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplinarização-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectShyness-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplining-
Palavras-chave: dc.subjectExperiences-
Título: dc.titleRelação professor-aluno na trajetória escolar: relato de experiência de uma aluna tímida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.