Apresentação de animais da fauna brasileira para crianças: um álbum de figurinhas como recurso didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Karine de Oliveira Bloomfield-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5714709043980843-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0023017885478320-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Ana Elisa de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39233-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056197-
Descrição: dc.descriptionO interesse e a curiosidade por animais silvestres estão presentes em todas as fases da vida humana, especialmente durante a infância. Entretanto, devido à influência das mídias e a escassez de conteúdos específicos, a maioria dos animais silvestres mais conhecidos pelos brasileiros pertence à fauna exótica, apesar da grande diversidade da fauna nativa do Brasil. Diante desse cenário, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo, por meio da criação e aplicação de um álbum de figurinhas sobre animais da fauna brasileira, demonstrar o potencial desse recurso pedagógico voltado à educação ambiental para crianças. Para tanto, o instrumento pedagógico foi aplicado em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis, em Niterói - RJ. A análise baseou-se em áudios gravados durante a interação com os alunos em roda de conversa, na observação durante a atividade, fotografias das interações ao longo das etapas e respostas ao questionário aplicado ao final da atividade. Os resultados confirmaram o maior conhecimento da turma acerca da fauna exótica em comparação à fauna nativa. O álbum de figurinhas mostrou-se eficiente em engajar a atenção, o interesse e a colaboração dos alunos, constituindo uma ferramenta eficaz para a introdução aos animais da fauna brasileira. Assim, apesar de suas limitações, o recurso apresenta grande potencial pedagógico no ensino de ciências, podendo ser ampliado tanto em sua proposta original quanto para abranger outros contextos relacionados ao tema.-
Descrição: dc.descriptionInterest and curiosity about wild animals are present throughout all stages of human life, especially during childhood. However, due to the influence of media and the scarcity of specific content, most of the wild animals best known by Brazilians belong to exotic fauna, despite the great diversity of Brazil’s native fauna. In this context, this qualitative research aimed to demonstrate the potential of a sticker album about Brazilian fauna as a pedagogical resource focused on environmental education for children, through its creation and application. For this purpose, the pedagogical instrument was applied to a 4th grade class at University School Geraldo Reis in Niterói, RJ. The analysis was based on audio recordings of interactions with students during a group conversation, observation during the activity, photographs of interactions throughout the stages, and responses to a questionnaire applied at the end of the activity. The results confirmed the class knew more animals of exotic fauna compared to native fauna. The sticker album proved effective in engaging students attention, interest, and collaboration, serving as an efficient tool for introducing Brazilian fauna. Thus, despite its limitations, the resource presents great pedagogical potential in science education, with possibilities for expansion both within its original scope and to other related thematic contexts.-
Descrição: dc.description49 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectÁlbum de figurinhas-
Palavras-chave: dc.subjectFauna brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectFauna silvestre-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary education-
Palavras-chave: dc.subjectSticker album-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian fauna-
Título: dc.titleApresentação de animais da fauna brasileira para crianças: um álbum de figurinhas como recurso didático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.