Pioneiras do design: a perspectiva feminina na história do design

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Regina Célia de Souza-
Autor(es): dc.contributorBittencourt, João Marcos-
Autor(es): dc.contributorLima, Renata Vilanova-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Paula dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056196-
Descrição: dc.descriptionAborda a ausência de representação feminina na história do design, visto que, ainda nos dias de hoje, existe uma baixa representatividade e ausência da visão feminina no ensino do design, mesmo que elas sempre estivessem presentes. Trata de uma pesquisa exploratória para após, a idealização do projeto de um jogo. A metodologia utilizada foi a Design Thinking da IDEO e foi realizada pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, entrevistas para a análise dos dados levantados. Contudo, percebeu-se que os produtos existentes não abordam a temática deste projeto. Este, então, propõe que o jogo serve de objeto de aprendizagem para ensino sobre a perspectiva feminina no design, que busca solucionar esse problema através da divulgação e reconhecimento do trabalho de dez designers com o recorte histórico desde a escola alemã Bauhaus até atualmente, através da conscientização do contexto em que elas estavam inseridas e suas contribuições para o design.-
Descrição: dc.descriptionApproach the absence of female representation in the history of design, since, even today, there is a low representation and absence of female vision in the teaching of design, even if they were always present. It deals with an exploratory research for after, the idealization of the design of a game. The methodology used was IDEO's Design Thinking and bibliographic research, questionnaire application, interviews were carried out to analyze the data collected. However, it was noticed that the existing products do not address the theme of this project. This, then, proposes that the game serves as a learning object for teaching about the feminine perspective in design, which seeks to solve this problem through the dissemination and recognition of the work of ten designers with the historical cut from the German Bauhaus school until today, through awareness of the context in which they were inserted and their contributions to design.-
Descrição: dc.description113 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória (design)-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva feminina-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino (design)-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do design-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectDesign thinking-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectHistory (design)-
Palavras-chave: dc.subjectFemale perspective-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching (design)-
Palavras-chave: dc.subjectEducational game-
Título: dc.titlePioneiras do design: a perspectiva feminina na história do design-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.