Atividades interativas para uma abordagem dinâmica de funções reais na Educação Básica: Um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Andreia Carvalho Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1421271832898844-
Autor(es): dc.contributorPesco, Dirce Uesu-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6646987032040595-
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam del Milagro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6760690109023863-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1429824256816042-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bianca do Rego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056169-
Descrição: dc.descriptionO estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção da ideia de função. Contudo, ainda que os PCN ratifiquem que o ensino de funções deva ser apresentado inicialmente como relação entre grandezas (considerando sempre que possível as situações de modelagem matemática como ponto de partida), os livros didáticos têm explorado pouco o desenvolvimento de questões dessa natureza.A abordagem do ensino de funções reais vem sendo realizada em contexto essencialmente algébrico. Em geral, apresenta-se a expressão analítica da função, analisa-se o domínio da função apenas como restrição algébrica da expressão dada e dá-se pouca importância ao estudo do crescimento e decrescimento da função. Assim, motivado pela ideia de construir uma abordagem mais dinâmica do conceito de função, este trabalho desenvolve e avalia uma sequência didática composta de nove atividades interativas, construídas a partir de situações geométricas representadas em um ambiente virtual com o software de matemática dinâmica Geogebra. O uso desta ferramenta tecnológica possibilita que o aluno reconheça a variável independente, e por meio de sua variação o domínio da função. Permite que visualize as regiões onde os valores da função crescem e onde decrescem, tornando possível a análise dos pontos críticos considerando o contexto da variabilidade como ponto de partida para a construção desses conceitos. As atividades foram aplicadas a um grupo piloto de sete alunos do ensino médio de um Colégio Estadual do Município de Niterói do Estado do Rio de Janeiro. E mesmo sem o hábito de trabalhar este tipo de questão, é interessante notar que eles passaram a produzir, de forma progressiva e gradual, respostas de acordo com os objetivos propostos. Apesar dos erros produzidos no campo algébrico e geométrico, pode-se concluir que a maioria dos alunos compreendeu efetivamente o significado de variável ao longo da realização das atividades, re-significando o conceito de domínio e a identificação de pontos ótimos em um contexto dinâmico do conceito de função como relação entre grandezas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe study of the quantitative variations present in natural phenomena was, doubtless, one of the greatest pillars in the construction of the idea of function. However, although the Brazilian National Curricular Parameters (PCN) ratify that the teaching of functions should be presented initially as a relation between quantities, considering —as far as possible — situations of mathematical modelling as a starting point, course books have explored very little the development of questions of this nature. The approach to the teaching of real functions has been done in an essentially algebraic context. In general, the analytical expression of the function is presented, then the domain of the function is analyzed merely as an algebraic restriction of the given expression and very little importance is given to the study of the increasing and decreasing of the function. Thus, motivated by the idea of constructing a more dynamic approach to the concept of function, the present work develops and evaluates a didactical sequence made up of nine interactive activities, designed from geometric situations represented in a virtual environment with the mathematics software Geogebra. The use of this technological tool enables the student to recognize the independent variable, and through its variable, the function domain. It allows them to visualize the regions where the values of the function increase and where they decrease, enabling the analyses of the critical points, considering the context of the variability as a starting point for the construction of such concepts. The activities were applied to a pilot group of seven high school students from a state school in the city of Niterói in the state of Rio de Janeiro. And even without the habit of working out this type of question, it is interesting to notice that they started to produce, progressive and gradually, answers according to the proposed goals. In spite of the mistakes made in the algebraic and geometric fields, it may be concluded that most students have effectively understood the meaning of variable throughout the working-out of the activities, re-signifying the concept of domain and recognition of optimal points in a dynamic context of the concept of function as relations between quantities.-
Descrição: dc.description146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectfunções reais-
Palavras-chave: dc.subjectvariabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectgeometria dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFunção (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectreal functions-
Palavras-chave: dc.subjectvariability-
Palavras-chave: dc.subjecthigh school-
Palavras-chave: dc.subjectdynamic geometry-
Palavras-chave: dc.subjectdidactical sequence-
Título: dc.titleAtividades interativas para uma abordagem dinâmica de funções reais na Educação Básica: Um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.