
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Gabriel Fernandes dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ripoll, André Cavedon | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcia Marques de Queiroz | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Nayandra Mafra de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36723 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056159 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo proposto baseia-se na importância histórica e cultural de contemplar o céu, remontando a pinturas rupestres há cerca de 40 mil anos, refletindo a curiosidade universal sobre os fenômenos celestes. A interação com o ambiente, segundo Vygotsky, é vital para a aquisição de conhecimento, e museus e planetários desempenham papel essencial nesse processo. No entanto, diante da predominância da visão na interpretação do mundo, surge a indagação sobre como pessoas com deficiência visual podem compreender o céu. Apesar dos avanços legislativos, a efetiva garantia dos direitos dessas pessoas persiste como uma batalha constante, destacando-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência promulgado apenas em 2016. Este projeto foca no Planetário Marcos Pontes, visando desenvolver recursos que aprimorem a compreensão do Movimento Aparente do Sol para tornar a experiência astronômica mais acessível a pessoas com deficiência visual. | - |
| Descrição: dc.description | The proposed study is based on the historical and cultural significance of contemplating the sky, dating back to cave paintings from around 40,000 years ago, reflecting universal curiosity about celestial phenomena. Interaction with the environment, according to Vygotsky, is crucial for knowledge acquisition, and museums and planetariums play an essential role in this process. However, given the predominance of vision in interpreting the world, the question arises of how individuals with visual impairments can comprehend the sky. Despite legislative advancements, the effective guarantee of the rights of these individuals remains an ongoing battle, with the promulgation of the Statute of Persons with Disabilities occurring only in 2016. This project focuses on the Marcos Pontes Planetarium, aiming to develop resources that enhance the understanding of the Apparent Movement of the Sun to make the astronomical experience more accessible to individuals with visual impairments. | - |
| Descrição: dc.description | 134 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo tátil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de produto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo tátil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Astronomy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tactile model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Product design | - |
| Título: dc.title | Movi: modelo tátil do movimento aparente do sol para pessoas com deficiência visual | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: