Retribuição social de jovens e adultos com transtorno do espectro autista: contribuição autobiográfica para a formação continuada de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1970075442296547-
Autor(es): dc.contributorLione, Viviane de Oliveira Freitas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7700565158061560-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lisis Fernandes Brito de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2625179403447648-
Autor(es): dc.contributorPacheco, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8039485934181427-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5435452985241942-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Andressa Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056153-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno do Espectro do Autismo – TEA – se define em uma síndrome relacionada ao comportamento do indivíduo cujo fenômeno é identificado como uma desordem do desenvolvimento neurológico. Tem-se percebido um significativo aumento do número de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA – e com isso, jovens e adultos com autismo, que possuem uma maior capacidade de se comunicarem, retribuem socialmente com um entendimento melhor das necessidades, a partir de suas próprias experiências em biografias, autobiografias e relatos de experiência. A partir disto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um aporte instrucional para a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva a partir de um estudo acadêmico autobiográfico. Os objetivos específicos englobaram retratar um panorama atual do Transtorno do Espectro Autista nas fases da Adolescência e Adulta; identificar evidências científicas acerca da formação continuada de professores na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva; e constatar, a partir de evidências científicas, o processo de aprendizagem de jovens e adultos autistas. Com uma metodologia baseada em estudo bibliográfico e enriquecida pelo relato de experiência da autora, os objetivos foram alcançados e foi construído como produto um vídeo introdutório para cursos de formação continuada de professores. As perspectivas se constituem em inspirar outros pesquisadores a desenvolverem mais estudos científicos que contenham evidências práticas, biográficas e autobiográficas sobre o Transtorno do Espectro Autista e suas múltiplas especificidades, além do alcance de uma reflexão ampliada por parte dos leitores em busca de efetivas relações sociais entre pessoas com TEA, familiares, amigos, bem como profissionais das diferentes áreas.-
Descrição: dc.descriptionAutism Spectrum Disorder - ASD - is defined as a syndrome related to the behavior of the individual whose phenomenon is identified as a neurological development disorder. There has been a significant increase in the number of people diagnosed with Autism Spectrum Disorder - ASD - and with that, young people and adults with autism, who have a greater ability to communicate, socially reciprocate with a better understanding of needs, from their own experiences in biographies, autobiographies and experience reports. From this, the objective of this work was to develop an instructional contribution to the continuing education of teachers in the perspective of Special and Inclusive Education from an autobiographical academic study. The specific objectives encompassed portraying a current panorama of Autism Spectrum Disorder in the Adolescent and Adult phases; to identify scientific evidence about the continuing education of teachers from the perspective of Special and Inclusive Education; and to verify, based on scientific evidence, the learning process of autistic youth and adults. With a methodology based on a bibliographic study and enriched by the author's experience report, the objectives were achieved and an introductory video was built as a product for continuing education courses for teachers. The perspectives are to inspire other researchers to develop more scientific studies that contain practical, biographical and autobiographical evidence on Autism Spectrum Disorder and its multiple specificities, in addition to reaching an expanded reflection on the part of readers in search of effective social relationships between people with ASD, family members, friends, as well as professionals from different areas.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectretribuição social-
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectsocial retribution-
Palavras-chave: dc.subjectcontinuing education-
Título: dc.titleRetribuição social de jovens e adultos com transtorno do espectro autista: contribuição autobiográfica para a formação continuada de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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