LIVRO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA NOS RECURSOS DIDÁTICOS ENVOLVENDO A LIBRAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampello, Ana Regina e Souza-
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorWillie, Neuza Rejane-
Autor(es): dc.contributorSofiato, Cassia Geciauskas-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Luciane Rangel-
Autor(es): dc.contributorMeirelles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Marcus Vinicius Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056149-
Descrição: dc.descriptionA utilização das Novas Tecnologias como recursos didáticos envolvendo a Libras, é um livro que apresenta uma pesquisa que através de leituras sobre a Pedagogia Visual e a Língua Emergente, propõe a utilização da Língua Brasileira de Sinais – Libras como Idioma Pedagógico. A função desses recursos é verificar se nas salas de aula os professores realmente acompanham a evolução de seus educandos, se eles estão preparados para lidar com as novas tecnologias e o que devem fazer para melhorar isso. Considerando que eles ensinam no nível superior através da segunda língua (L2) preparando os futuros professores e profissionais para trabalhar na primeira língua (L1). A pesquisa faz um percurso abordandoa Pedagogia, a Educação e a Didática incluindo os quatro pilares da educação, em seguida se aborda as Novas Tecnologias traçando um panorama histórico até chegar na Educação 4.0, apresentando ainda algumas ferramentas de aprendizagem digital que proporcionem uma didática adequada ao ensino. Foi realizado um levantamento de publicações bibliográficas através das plataformas SciELO, Google Acadêmico, ResearchGate, Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, com o objetivo de recolher matérias como o objetivo geral contara história dos Surdos através de uma narrativa Surda. Para tanto, o foco foi no ensino e aprendizado da Libras que possibilitou a produção do livro Tudo isso contribuiu para a criação de um livro “LIBRAS & DIDÁTICA: A utilização das novas tecnologias como ferramenta nos recursos didáticos envolvendo a libras” que visa auxiliar os professores no ensino da Libras enfatizando o uso dessa Língua como Idioma Pedagógico e reforçando a Pedagogia Visual. Conclui-se que os professores em grande parte, ainda não utilizam as Novas Tecnologias no ensino da Libras como L2 devendo, portanto, fazerem uma formação contínua com o intuito de garantir às novas gerações o aprendizado e o uso da didática através das Novas Tecnologias.-
Descrição: dc.descriptionThe use of New Technologies as teaching resources involving Libras, is a book that presents research that, through readings on Visual Pedagogy and Emerging Language, proposes the use of Brazilian Sign Language – Libras as a Pedagogical Language. The function of these resources is to verify whether teachers in the classroom really monitor the progress of their students, whether they are prepared to deal with new technologies and what they should do to improve this. Whereas they teach at tertiary level through the second language (L2) preparing future teachers and professionals to work in the first language (L1). The research follows a path covering Pedagogy, Education and Didactics, including the four pillars of education, then New Technologies, tracing a historical panorama until arriving at Education 4.0, also presenting some digital learning tools that provide adequate didactics. to teaching. A survey of bibliographic publications was carried out through the SciELO, Google Scholar, ResearchGate, Capes, Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD platforms, with the aim of collecting materials with the general objective of telling the story of the Deaf through a Deaf narrative. To this end, the focus was on teaching and learning Libras, which enabled the production of the book. All of this contributed to the creation of a book “LIBRAS & DIDÁTICA: The use of new technologies as a tool in teaching resources involving Libras” which aims to help students teachers in teaching Libras, emphasizing the use of this language as a Pedagogical Language and reinforcing Visual Pedagogy. It is concluded that most teachers still do not use New Technologies in teaching Libras as an L2 and must, therefore, undergo continuous training in order to guarantee new generations the learning and use of teaching through New Technologies.-
Descrição: dc.description161 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Pessoas Surdas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de Sinais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation of Deaf People-
Palavras-chave: dc.subjectSign language-
Palavras-chave: dc.subjectTechnologies-
Título: dc.titleLIVRO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA NOS RECURSOS DIDÁTICOS ENVOLVENDO A LIBRAS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.