Caçadores da combinatória perdida como elemento motivador para aprendizagem do princípio fundamental da contagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorDias, Mônica Souto da Silva-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorDias, Natasha Cardoso-
Autor(es): dc.creatorMelo, Victor Marsellus dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056123-
Descrição: dc.descriptionOs alunos apresentam dificuldades na aprendizagem do Princípio Fundamental da Contagem, sendo este um importante conteúdo da Análise Combinatória no Ensino Fundamental. Deste modo, o autor desta pesquisa desenvolveu o jogo digital Caçadores da Combinatória Perdida que aborda o Princípio Fundamental da Contagem. A opção em usar um jogo digital deu-se pela motivação que este recurso didático desperta nos alunos, além de estarem presentes no cotidiano das crianças e adolescentes. O objetivo geral é investigar o jogo digital Caçadores da Combinatória Perdida como elemento motivador para aprendizagem do princípio multiplicativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram colhidos por meio de observação participante. O referido jogo foi experimentado com um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática, como teste exploratório, com uma turma do 6oano do Ensino Fundamental e, por fim, com um grupo de 4 alunos do 7o ano, em sessões que tiveram duração de 100 minutos aproximadamente, em dias distintos. A análise dos dados possibilita conjecturar que a utilização do jogo digital Caçadores da Combinatória Perdida pode contribuir com elemento motivador para o estudo do Princípio Multiplicativo, no Ensino Fundamental. Em especial nesta pesquisa será utilizado para consolidar o conhecimento.-
Descrição: dc.description59 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio Fundamental da Contagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectJogo eletrônico-
Título: dc.titleCaçadores da combinatória perdida como elemento motivador para aprendizagem do princípio fundamental da contagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.