Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7714353355111033 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Jane Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Tsallis, Alexandra Cleopatre | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3483251734815341 | - |
Autor(es): dc.creator | Gurgel, Marília Toscano de Araújo Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:11:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:11:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056114 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação visa acompanhar uma pesquisa-intervenção, vivida como uma experiência terapêutica pelos participantes, realizada com um grupo de crianças com deficiência com os adultos que delas cuidam, em uma instituição especializada em reabilitação, localizada em Niterói / RJ, Brasil. A pesquisa partiu de um questionamento a respeito das possibilidades oferecidas por um dispositivo, uma Oficina de Brincar, para a interação entre as crianças e entre crianças e adultos, longe de categorias diagnósticas atribuídas às crianças. Desta maneira resistiu à tradicional relação entre deficiência, falta e incapacidade. Com base em autores como Bruno Latour, Vinciane Despret, Martins e outros, a pesquisa discute os limites e alcances da noção de deficiência, e salienta que o brincar possibilita o fortalecimento do vínculo entre as crianças e entre elas e os adultos, assim como a criação de modos de existir nestes vínculos. Devido ao seu caráter interrelacional, o brincar permitiu a vivência de um campo acolhedor para as emoções envolvidas. Desta forma, estimulamos o autoconhecimento dos participantes pesquisados, sobre a maneira como eles experimentam e agem no mundo. | - |
Descrição: dc.description | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado com crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reabilitação | - |
Título: dc.title | Adultos, Brinquedos, Crianças e Deficiências: A B C D do corpo em uma instituição de reabilitação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: