Gênero e trabalho docente: uma revisão sistemática de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaflon, Verônica Toste-
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorFrança, Danilo Sales do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorSilva, Esther Pieruccini Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056112-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura brasileira acerca dos temas “gênero e trabalho docente” e “gênero e carreira acadêmica”, de modo a analisar como a bibliografia disponível discute esta temática teórica, metodológica e empiricamente. Baseando-se na metodologia de revisão sistemática apresentada por Nino Fonseca e Marcelino Sánchez-Rivero (2019), o texto apresenta um mapeamento sistemático da literatura em questão, quantificando-a com o apoio do programa Excel e, através do estabelecimento de critérios explícitos de inclusão e exclusão, selecionando um conjunto de artigos advindos dessa literatura, dos quais são extraídos e analisados dados quantitativos e qualitativos. A pesquisa conclui que os principais temas abordados na literatura são a feminilização da profissão docente e a sobrecarga de trabalho gerada pelo Gerencialismo.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to do a systematic review of the Brazilian literature on the themes “gender and teaching work” and “gender and academic career”, in order to analyze how the available bibliography discusses these themes theoretically, methodologically and empirically. Based on the systematic review methodology presented by Nino Fonseca and Marcelino Sánchez-Rivero (2019), the text presents a systematic mapping of the literature in question, quantifying it with the support of the Excel program and, through the establishment of explicit criteria, selects a group of articles, from which quantitative and qualitative data are extracted and analyzed. The research concludes that the main themes addressed in the literature are the Feminization of the teaching profession and the work overload generated by Managerialism.-
Descrição: dc.description26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão de literatura-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature review-
Título: dc.titleGênero e trabalho docente: uma revisão sistemática de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.