A temática do esporte escolar nos cursos de licenciatura em Educação Física no Estado do Rio de Janeiro  

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Luiz Otavio Neves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9111237561585952-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Paulo de Tarso Maciel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3863249114954461-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9042406074918231-
Autor(es): dc.creatorGoulart, Sofia Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:11:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:11:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37183-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056110-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho dedica-se a analisar a presença do Esporte Escolar nos cursos de Licenciatura em Educação Física, nas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. A investigação se apoia no conceito de Esporte Escolar desenvolvido por Tubino (2011). Para atingir os objetivos do estudo foram analisados/as: a) as Resoluções CNE/CES n° 7, de 31 de março de 2004 e CNE/CES n° 6, de 18 de dezembro de 2018; b) os ENADE dos anos de 2004, 2011, 2014, 2017 e 2021 e c) os fluxogramas dos cursos de Licenciatura em Educação Física das quatro universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. A revisão de literatura adotou, como recorte temporal, o período compreendido entre os anos de 2004 e 2023. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa do tipo Análise Documental. Para a análise e interpretação dos resultados, o estudo se inspirou na técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). Os resultados encontrados permitem inferir que os ENADE abordam pouco a temática do Esporte Escolar e as duas Resoluções indicam temas que, de certa forma, dialogam com o referido conteúdo. Em relação aos fluxogramas, os quatro cursos analisados abordam de forma similar as seguintes competências: a) competências relacionadas ao ensino das técnicas (gesto técnico), b) competências relacionadas ao ensino de táticas, c) competências relacionadas ao tema do treinamento físico-esportivo e d) competências relacionadas à gestão e organização. Por outro lado, apresentam uma defasagem em relação às competências relacionadas ao ensino sobre o domínio psíquico (controle emocional) dos alunos-atletas.-
Descrição: dc.descriptionThis work is dedicated to analyzing the presence of School Sports in the Physical Education Degree courses in public universities in the state of Rio de Janeiro. The investigation is based on the concept of School Sport developed by Tubino (2011). To achieve the objectives of the study, the following were analyzed: a) Resolutions CNE/CES No. 7, of March 31, 2004 and CNE/CES No. 6, of December 18, 2018; b) the ENADE of the years 2004, 2011, 2014, 2017 and 2021 and c) the flowcharts of the Physical Education Degree courses of the four public universities in the state of Rio de Janeiro. The literature review adopted, as a time frame, the period between the years 2004 and 2023. The research approach is qualitative in nature of the Document Analysis type. For the analysis and interpretation of the results, the study was inspired by the Content Analysis technique (BARDIN, 2006). The results found allow us to infer that the ENADE address little the theme of School Sports and the two Resolutions indicate themes that, in a way, dialogue with the referred content. Regarding the flowcharts, the four courses analyzed address the following competencies in a similar way: a) competencies related to the teaching of techniques (technical management), b) competencies related to the teaching of tactics, c) competencies related to the theme of physical-sports training and d) competencies related to management and organization. On the other hand, they present a lag in relation to the competencies related to teaching about the psychic domain (emotional control) of student athletes.-
Descrição: dc.description65 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectSchool sports-
Palavras-chave: dc.subjectInitial training-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education teacher-
Título: dc.titleA temática do esporte escolar nos cursos de licenciatura em Educação Física no Estado do Rio de Janeiro  -
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.