Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Osorio da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9433900740589087 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Maria Elizabeth Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Tittoni, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia Abrahão da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ana Paula Lopes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Christo, Cirlene de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5717898511788603 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Karla Maria Neves Memória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056109 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo parte do problema de investigação: como ampliar o poder de agir das Residentes em Enfermagem Obstétrica (REO). Para tanto, objetiva conhecer e desenvolver a atividade de formação delas. A pesquisa forja uma tessitura metodológica tendo como fio condutor o referencial da clínica da atividade. A contextura da pesquisa utiliza o método da oficina de fotos para investigar a formação das REO, seguindo as trilhas da análise da atividade. Experimenta a oficina de fotos utilizando os recursos da intervenção na fotografia e da fotocomposição, o que permite concluir que os debates sobre a atividade, utilizando a confecção e a análise das fotos como disparador para os diálogos, têm a potência de desenvolver o poder de agir das REO. Em clínica da atividade há o entendimento de que a elaboração e a formalização da experiência profissional se constituem em um meio de formação. A análise do trabalho convoca à elaboração e à formalização da experiência profissional; por isso, o método de análise da atividade tem um viés formador. Nesse sentido, a análise da atividade é formadora porque cria a possibilidade de a ação ser examinada e avaliada pelo pensamento, o que acaba criando novos arranjos e faz emergir outra ação. A formação pela análise da atividade é uma experiência sobre a experiência que abre caminho para o desenvolvimento do poder de agir. Referindo-se principalmente à obra do psicólogo russo Vigotski, Yves Clot enuncia que o poder de agir reside na potência inventiva de meios de vida, e desenvolvê-lo é fazer o sujeito se encontrar em uma zona de desenvolvimento potencial. Essa colocação permite concluir que as REO experimentaram o desenvolvimento do poder de agir por meio da análise da atividade de formação. | - |
Descrição: dc.description | This study begins with the following investigation problem: how to expand the power to act of the Residents in Obstetric Nursing (REO). Therefore, it aims to understand and develop the activity of the REO education. The research forges a methodological structure having as a guideline the reference to the clinic of activity. The contexture of the research uses the method of photography workshop to investigate the education of the REO, following the trails of the analysis of activity. It experiences with the photography workshop using the resources of intervention in photography and photocomposition, which allows the conclusion that the debates on activity, using the confection and analysis of photos as a trigger to dialogues, has the power to expand the power to act of the REO. In the clinic of activity there is an understanding that elaboration and formalization of professional experience are constituted in a medium of education. Work analysis calls for the elaboration and formalization of professional experience, and therefore the method of the analysis of content has an educational bias. In this sense, analysis of activity is educational because it creates the possibility of action being examined and evaluated by thought, which ends up making new arrangements and making another action emerge. Education through analysis of activity is an experience on the experience that makes the way to the development of power to act. Referring mainly to the work of the Russian psychologist Vigotski, Yves Clot declares that the power to act resides in the inventive power of the means of life and that to develop it is to make the subject lie in a zone of potential development. This statement allows the conclusion that the REO experienced the development of power to act through the analysis of educational activity. | - |
Descrição: dc.description | 192 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder de agir | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residentes em enfermagem obstétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas de fotos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica da atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem obstétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Power to act | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residents in obstetric nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography workshop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinic of activity | - |
Título: dc.title | Tecendo a atividade plural: ressonâncias entre a noção de poder de agir e a formação de residentes em enfermagem obstétrica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: