Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Claudio Maurício Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbarino, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2033907414909887 | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Camila Correia Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056106 | - |
Descrição: dc.description | Os animais venenosos e peçonhentos são aqueles que possuem substâncias tóxicas em seu organismo que são diferenciados quanto à forma de intoxicar outros organismos e que pertencem a diversos filos, variando dos poríferas aos mamíferos. As publicações científicas e representações midiáticas sobre esses animais destacam, majoritariamente, seus aspectos negativos em relação ao homem e a outros seres vivos. Tais informações são relevantes, porém acarretam em consequências negativas à conservação e preservação desses animais, pois eles são alvo de práticas de extermínio e maus tratos, afetando principalmente o equilíbrio do ecossistema e a saúde humana visto que a toxina de muitos animais é utilizada como matéria prima para fármacos. Assim, o objetivo do estudo foi elucidar a importância biológica dos animais peçonhentos e venenosos para uma turma do 6° ano do ensino fundamental do Colégio Universitário Geraldo Reis com atividades lúdicas através da interdisciplinaridade. Para tanto, reuniu-se conhecimentos biológicos ministrados pela disciplina GBG 00048 - Biologia dos Animais Venenosos Peçonhentos e contou com as validações dos graduandos da disciplina GBG 00047 – Ecologia Evolutiva, ambas do Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Em setembro de 2024, 33 graduandos que cursaram a disciplina supracitada validaram o jogo “Que Bicho te Mordeu? e 77 questões reunindo biologia dos animais alvo do estudo e conteúdo de matemática. Essas questões foram reformuladas pela professora da UFF e sua estagiária criando-se 19 casos. A professora de matemática do colégio (re)construiu os casos para uma versão final de 15 casos. Em outubro de 2024, foram realizadas atividades utilizando dois tempos de aula (50 min. cada) para aplicar o jogo “Que Bicho te Mordeu? e dois questionários avaliativos com sete perguntas ao todo para 28 alunos. Em dezembro de 2024, (aula 3) - os 27 alunos presentes foram divididos em seis equipes para resolver os casos. Os 15 casos foram divididos em três tarefas com 5 casos cada. Assim, cada uma das tarefas foi respondida por duas equipes. A maioria das crianças aprovou todas as atividades promovidas e se mostrou interessada no tema abordado. Adicionalmente, os universitários envolvidos usufruíram da experiência de criar, validar e monitorar atividades lúdicas que contou com a interdisciplinaridade entre a biologia e a matemática em conteúdos abordados para o ensino fundamental, contribuindo com os saberes (re)construídos sobre os animais peçonhentos e venenoso. | - |
Descrição: dc.description | 54 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais venenosos e peçonhentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências biológicas | - |
Título: dc.title | Rompendo (Pre)conceitos sobre animais peçonhentos e venenosos: integralizando saberes biológicos e matemáticos através da ludicidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: