Inclusão e deficiência: re-inventando práticas na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de Nampula-Moçambique

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marcia Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7714353355111033-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Ana Cláudia Lima-
Autor(es): dc.contributorQuadros, Laura Cristina de Toledo-
Autor(es): dc.contributorLopes, Bendita Donaciano-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5324141679438915-
Autor(es): dc.creatorChiluvane, Ana Luísa Filipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056099-
Descrição: dc.descriptionA presente tese atua no campo da inclusão e deficiência em uma pesquisa acerca das práticas de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de Nampula-Moçambique. Num contexto em que as crenças tradicionais são carregadas com marcas que se estabelecem nas relações interpessoais e a formação básica de professores na área de inclusão de pessoas com deficiência na escola comum é deficitária, propomo-nos a analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de Nampula-Moçambique e, especificamente, mapear as concepções da deficiência em Moçambique; analisar a implementação das políticas de inclusão de pessoas com deficiência no ensino comum moçambicano; descrever as práticas de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de Nampula-Moçambique e sugerir estratégias para que este processo seja efetivo. Para isso, usamos a abordagem qualitativa-descritiva por esta ser rica em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e conversas, subsidiada pela estratégia narrativa para explicar o desenrolar deste processo. Analisando as narrativas colhidas em conversas/entrevistas, diários de campo e relatórios de estudantes, os resultados deste trabalho propõem posicionamentos acerca da pouca percepção ou conhecimento sobre a deficiência na comunidade moçambicana, restringindo-se esta ao sinônimo de azar ou maldição o que, muitas vezes, impede as famílias de levar estes à escola. Na mesma senda, os dados obtidos apontam que as fazedoras de inclusão, apesar da demanda colocada por elas no que se refere à falta de formação básica na área de inclusão de pessoas com deficiência no ensino comum, reinventam nas práticas existentes para que este processo seja efetivo. Re-inventam dentro das suas condições na sua prática pedagógica, fazendo adaptações nos programas curriculares, usando a oficina como recurso de inclusão, a mediação entre colegas de turma, o cuidado nas planificações diárias entre outras práticas. Posto isto, há a necessidade de conscientizar as famílias e a sociedade em geral sobre a necessidade da criança com deficiência estar e permanecer na escola para que ela consiga ser autônoma, a disseminação de informação são também a melhor maneira de lidar com a falta de conhecimento em relação à deficiência. O sistema educativo moçambicano precisa investir mais na formação de professores na área de inclusão escolar e, nisso a qualificação dos professores precisa ser mais bem abordada, tanto sob o ponto de vista das capacitações, quanto da formação inicial, bem como da sua formação contínua, pois isso influencia na sua prática pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, works in the field of inclusion and disability in research about the practices of inclusion of people with disabilities in common schools in Nampula-Mozambique. In a context where traditional beliefs are carried as marks that are established in interpersonal relationships and the basic training of teachers in the area of inclusion of people with disabilities in common schools is deficient, we propose, however, to analyze the practices of inclusion of people with disabilities in common schools in Nampula-Mozambique and, specifically, to map the conceptions of disability in Mozambique, analyze the implementation of policies for the inclusion of people with disabilities in common Mozambican education, to describe the practices of inclusion of people with disabilities in common schools in NampulaMozambique and suggest strategies for this process to be effective. For this, we use the qualitative-descriptive approach because it is rich in descriptive details regarding people, places and conversations, subsidized by the narrative strategy to explain the development of this process. Analyzing the narratives collected in conversations/interviews, field diaries, student reports, the results of this work propose positions about the little perception or knowledge about disability in the Mozambican community, restricting it to the synonym of bad luck or curse, which often prevents families to take these to school. In the same vein, the data obtained show that the inclusion makers, despite the demand placed by them regarding the lack of basic training in the area of inclusion of people with disabilities in common education, they reinvent in existing practices so that this process can be effective. They reinvent within their conditions in their pedagogical practice, making adaptations to the curricular programs, using the workshop as a resource for inclusion, mediation between classmates, care, in daily planning, among other practices. That said, there is a need to raise awareness in families and society in general about the need for children with disabilities to be and stay in school so that they can be autonomous, the dissemination of information is also the best way to deal with the lack of knowledge in relation to disability. The Mozambican education system needs to invest more on teacher training in the area of school inclusion and, in this regard, teacher qualification needs to be better addressed, both from the point of view of initial training and on their ongoing training as this influences their pedagogical practice.-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectDisability-
Palavras-chave: dc.subjectPractices-
Palavras-chave: dc.subjectPerson-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleInclusão e deficiência: re-inventando práticas na inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns de Nampula-Moçambique-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.