Game educativo para o auxílio na aprendizagem de matemática: elaboração de um jogo virtual educativo para o auxílio na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Carla Alves do Nascimento dos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Andre Renato Villela da-
Autor(es): dc.creatorMacedo, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056098-
Descrição: dc.descriptionMuitos pesquisadores têm avaliado positivamente as possibilidades relacionadas ao uso de jogos na educação básica, mas a realidade das escolas ainda mostra uma baixa frequência de uso desse tipo de recurso didático. A transferência do aluno, da posição passiva, como reservatório vazio de conhecimento a ser preenchido pelos conhecimentos do professor, para a posição ativa em que participa do processo, é vista como um objetivo comum para os pesquisadores da educação, e para muitos os jogos didáticos são facilitadores para esse objetivo. Muitas ferramentas foram produzidas e distribuídas gratuitamente para o trabalho criativo no computador pelo movimento do software livre nos últimos 20 anos. Hoje, mais do que nunca, é possível criar jogos digitais sem custo algum, com o acesso a muitas ferramentas digitais pela internet e o uso de licenças gratuitas para o uso por instituições de ensino. Este trabalho visa reunir várias orientações de diferentes perspectivas para a criação de um jogo didático que seja divertido, engajador, eficaz em ensinar e bem posicionado em relação ao momento de uso no contexto da aprendizagem, gênero do jogo, modelo de narrativa e encaixe na Base Nacional Comum Curricular. Na conclusão apresentamos um jogo didático digital feito para ser instalado em celulares, mas também compatível com computadores, com o foco no ensino de matemática e no gênero dos jogos de interpretação de papéis. A matemática foi escolhida para o exemplo pois é um ramo que define poucas regras básicas com a possibilidade de serem usadas repetidamente durante horas e podem ser implementadas em computadores com facilidade.-
Descrição: dc.descriptionMany researchers have positively evaluated the possibilities related to the use of games in basic education, but the reality of schools still shows a low frequency of use of this type of teaching resource. The transfer of the student, from the passive position, as an empty reservoir of knowledge to be filled by the teacher's knowledge, to the active position in which he participates in the process, is seen as a common objective for education researchers, and for many didactic games are facilitators for this objective. Many tools have been produced and distributed free of charge for creative computer work by the free software movement over the past 20 years. Today, more than ever, it is possible to create digital games at no cost, with access to many digital tools over the internet and the use of free licenses for educational institutions. This work aims to bring together several guidelines from different perspectives to create a didactic game that is fun, engaging, effective in teaching and well positioned in relation to the moment of use in the learning context, game genre, narrative model and fit into the Base National Common Curricular (BNCC, in Portuguese). In conclusion, we present a digital educational game made to be installed on cell phones, but also compatible with computers, with a focus on teaching mathematics and the genre of role-playing games. Mathematics was chosen for the example because it is a branch that defines a few basic rules that can be used repeatedly for hours and can be implemented on computers easily-
Descrição: dc.description47 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware livre-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de interpretação de papéis-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware livre-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic games-
Palavras-chave: dc.subjectFree software-
Palavras-chave: dc.subjectRole-playing game-
Título: dc.titleGame educativo para o auxílio na aprendizagem de matemática: elaboração de um jogo virtual educativo para o auxílio na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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