Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sales, Marcus Vinicius da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Ney, Vanuza da Silva Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Roni Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | DECÚPERO, VITÓRIA TERRA DE AZEVEDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39128 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056093 | - |
Descrição: dc.description | O avanço da oferta de crédito no Brasil, principalmente após a estabilidade econômica da década de 1990, houve um aumento significativo do endividamento das famílias. O objetivo deste estudo foi analisar fatores determinantes do endividamento pessoal no Município de Campos dos Goytacazes, considerando as modalidades de crédito e a influência de fatores comportamentais. Assim, a pesquisa busca compreender fatores estruturais e comportamentais, como efeito adesão e heurística do afeto, que levam ao endividamento, por meio de dados coletados no município de Campos dos Goytacazes para definir um perfil detalhado dos endividados, bem como de suas práticas financeiras. A metodologia adotada foi a de uma pesquisa descritiva e exploratória, fundamentada na aplicação de um questionário elaborado no Google Formulários em plataformas digitais, que contou com 141 respostas. No geral, o resultado das respostas indica que majoritariamente os endividados em Campos dos Goytacazes são jovens, mulheres e estudantes, com rendas mais baixas. E o cartão de crédito é a principal forma de endividamento, seguidos pelo financiamento e cheque especial. Além disso, fatores emocionais e sociais também foram identificados como influenciadores no comportamento de consumo. O planejamento financeiro também pode ser associado ao endividamento, ao passo que, na pesquisa, cerca de 55,3% dos respondentes afirmaram planejar frequentemente suas finanças, e ainda sim se encontram endividados. Por fim, a pesquisa reforça que o endividamento pessoal não pode ser explicado somente por fatores econômicos ortodoxos, mas também pela heterodoxia, considerando o comportamento irracional dos consumidores, de modo que a intersecção entre a economia comportamental e o endividamento ressalta a importância da educação financeira e medidas para prevenir o superendividamento. Assim, o estudo contribui para um debate vasto sobre crédito e o consumo consciente, oferecendo base para futuras pesquisas e políticas sobre a temática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Título: dc.title | ENDIVIDAMENTO PESSOAL E USO DO CRÉDITO: uma análise para o município de Campos dos Goytacazes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: