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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Calaza, Karin | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Thayane Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Bárbara Santos da | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Thaianne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056090 | - |
Descrição: dc.description | Diversos trabalhos apontam que mulheres negras representam uma porcentagem menor de graduadas, principalmente em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além disso, mulheres afrodescendentes também são sub-representadas em cargos de liderança em diversos setores, mesmo com níveis educacionais equivalentes aos de pares (homens e mulheres brancas). Este trabalho examina as barreiras educacionais e profissionais enfrentadas por mulheres negras através de uma perspectiva interseccional, além de fazer uma busca na literatura a fim de comparar dados nacionais com evidências internacionais da trajetória dessas mulheres em relação aos seus pares brancos. Os resultados demonstram que: (1) em relação ao acesso à educação superior, no Brasil mulheres brancas têm taxa de conclusão 47% superior às negras e nos EUA essa diferença é de 35%; (2) Na inserção profissional, a diferença salarial de 30% no Brasil entre mulheres negras e homens brancos se aproxima da média latino-americana, mas permanece acima da europeia. A análise revela que políticas afirmativas brasileiras (Lei nº 12.990/2014) para inserção de negros(as) no mercado de trabalho, beneficiara apenas 7% das mulheres negras, sendo medidas importantes, porém insuficientes para combater: (i) viés implícito em editais, processos seletivos (evidenciado por estudos experimentais), entre outros, (ii) sobrecarga de trabalho, e (iii) segregação ocupacional (75% concentradas em 5 áreas de baixa remuneração), entre outros. Concluímos refletindo sobre um modelo integrado de intervenção que articula a perspectiva interseccional com evidências quantitativas do IBGE e INEP sobre desigualdades educacionais, traduzindo esses fundamentos em ações institucionais concretas. Essa proposta opera em três frentes complementares: (1) a implementação de programas de mentoria e networking voltados especificamente para alunas negras e outros grupos vulneráveis, criando redes de apoio à permanência acadêmica; (2) a organização de espaços de troca entre minorias dentro das universidades, incentivando a construção coletiva de estratégias de resistência; e (3) o fomento a novas pesquisas no território brasileiro que avaliem o impacto das políticas de equidade racial e de gênero nos diferentes níveis da carreira acadêmica - desde a graduação até à docência. | - |
Descrição: dc.description | Several studies indicate that black women represent a smaller percentage of graduates, especially in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) courses. In addition, women of African descent are also underrepresented in leadership positions in several sectors, even with educational levels equivalent to their peers (white men and women). This study examines the educational and professional barriers faced by black women through an intersectional perspective, in addition to conducting a literature search in order to compare national data with international evidence on the trajectories of these women in relation to their white peers. The results demonstrate that: (1) in relation to access to higher education, in Brazil, white women have a 47% higher completion rate than black women, and in the United States this difference is 35%; (2) In terms of professional integration, the 30% wage gap in Brazil between black women and white men is close to the Latin American average, but remains above that of Europe. The analysis reveals that Brazilian affirmative action policies (Law No. 12,990/2014) for the insertion of black people into the job market benefit only 7% of black women, and are important but insufficient measures to prevent: (i) implicit bias in selection processes (evidenced by experimental studies), (ii) work overload, and (iii) occupational segregation (75% specifically in 5 low-paying areas), among others. We conclude by reflecting on an integrated intervention model that articulates an intersectional perspective with quantitative evidence from IBGE and INEP on educational inequalities, translating these foundations into concrete institutional actions. This proposal operates on three complementary fronts: (1) the implementation of mentoring and networking programs specifically for black female students and other vulnerable groups, creating support networks for academic permanence; (2) the organization of exchange spaces among minorities within universities, encouraging the collective construction of resistance strategies; and (3) the promotion of new research in Brazil that evaluates the impact of racial and gender equity policies at different levels of academic careers - from undergraduate studies to teaching. | - |
Descrição: dc.description | 55 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrodescendente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viés implícito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso ao ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-descendant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implicit bias | - |
Título: dc.title | Do censo às conquistas: A trajetória educacional da mulher negra e seus reflexos no mercado de trabalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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