Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Maria Lívia do | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3426340603864148 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marafon, Giovanna | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Eliana Olinda | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2677526962382737 | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Júlia Muniz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056087 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve como objetivo ampliar perspectivas sobre algumas narrativas presentes no campo dos direitos de crianças e adolescentes. Para tanto, colocou em análise algumas de minhas práticas profissionais neste campo. No primeiro momento, por meio da metáfora dos jogos de luzes, os processos de judicialização e normalização foram entendidos como holofotes direcionados às famílias atendidas. Nesse sentido, coube problematizar os atravessamentos das questões étnico-raciais, de classe social e de gênero no olhar sobre essas famílias. Diante das questões apresentadas, se fez urgente também uma análise da inserção nesse campo do profissional especialista, especialmente do psicólogo. Na segunda parte, com o objetivo de fazer sombra frente aos holofotes, seguindo uma direção distinta das narrativas hegemônicas, e a partir de diferentes análises sobre o processo de narração, buscamos parceria com Michel Foucault e sua noção de contra história e com Walter Benjamin e a ideia de leitura "a contrapelo". Tendo tais suportes como direção, o método de registro das histórias de vidas em álbuns é apresentado como um modo de construir narrativas diversificadas. Por fim, visando uma problematização mais ampliada, são apresentados os encontros com dois adolescentes em um serviço de acolhimento. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this dissertation is to broaden perspectives regarding narratives present in the field of the rights of children and adolescents. To this end, an analysis was made of my professional practice as a psychologist in this field. In the first part of the study, through a metaphor of “light games”, the processes of judicialization and normalization were taken as spotlights directed on the families attended. In dealing with the families, it was necessary to problematize the cross-referencing of ethnic-racial, social class and gender issues. In doing so, it was also essential to analyse the insertion into the situations encountered of a specialised professional, specifically the psychologist. In the second part of the study, with the objective of shading the spotlight, following a different direction from the hegemonic narratives, and based on different analyses of the process of narration, we seek partnerships with Michel Foucault and his concept of “against history” and with Walter Benjamin his idea of reading history “against the grain”. Having such theoretical supporters for direction, the methodology of registering life histories in albums is presented as a way to construct diversified narratives. Finally, with a view to a wider discussion, we present meetings with two adolescents in a shelter. | - |
Descrição: dc.description | 81 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância e juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia forense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção à criança e ao adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forensic psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood and youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjectivity | - |
Título: dc.title | Entre luzes e sombras: narrativas no campo dos direitos das crianças e adolescentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: