Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nacimento, Tatiana Galieta | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luciana Ferrari Espíndola | - |
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Jéssica Ponte Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39480 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056066 | - |
Descrição: dc.description | Esta é uma investigação qualitativa que visa desenvolver propostas pedagógicas, através da criação de estudos de casos, capazes de dialogar com os objetos de conhecimento “mecanismos reprodutivos” e “hereditariedade” (BRASIL, 2018), presentes no Ensino de Ciências, em cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem a obrigatoriedade de conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados em nosso país. Para tal, recorremos a uma fundamentação teórica nas áreas de Ensino de Ciências da Natureza e Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) na perspectiva da educação para cidadania, buscando ainda conhecer, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o que se tem produzido de propostas didáticas práticas na interseção entre o Ensino de Ciências e a ERER. A partir dos dados obtidos, o produto educacional desta pesquisa consistiu na criação de um conjunto de três estudos de casos, em formato digital, voltados para o aprimoramento do ensino de Ciências, com ênfase na inclusão da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Os temas abordados desenvolvidos foram: “Racismo na Pesquisa Médica”, “Eugenia e Esterilização Forçada” e “Cotas Raciais e o Legado de Falas Racistas na Ciência”. O produto educacional foi validado por professores de Ciências e Biologia e adequado de acordo com as sugestões por eles apresentadas. | - |
Descrição: dc.description | This is a qualitative investigation that aims to develop pedagogical proposals, through the creation of case studies, capable of dialoguing the objects of knowledge “reproductivemechanisms” and “heredity” (BRASIL, 2018), present in Science Teaching, in compliance withLaws 10.639/2003 and 11.645/2008, which establish the compulsory content of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in public and private primary and secondary schools in our country. To this end, we used a theoretical foundation in the areas of Nature Science Teaching and Ethnic-Racial Relations Education (ERER) from the perspective of citizenship education, also seeking to find out, through a bibliographic research, what practical teaching proposals have been produced at the intersection of Science Teaching and ERER. Based on the data found, the educational product of this research was the creation of a set of three case studies, in digital format, specifically to improve science teaching, with an emphasis on the inclusion of ERER. The topics covered in the case studies developed were: “Racism in Medical Research”,“Eugenics and Forced Sterilization” and “Racial Quotas and the Legacy of Racist Speech in Science”. The educational product was validated by science and biology teachers and adjusted according to the suggestions they provided. | - |
Descrição: dc.description | 127 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas sociocientíficos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-scientific themes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Título: dc.title | Estudos de Casos no Ensino de Ciências com Enfoque para a Educação das Relações Étnico-Raciais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: