Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Marcelo Santana | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0158780723584631 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mizoguchi, Danichi Hausen | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eduardo Henrique Passos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonda, Josaida de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3319225691555721 | - |
Autor(es): dc.creator | Parente, Iuri Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056064 | - |
Descrição: dc.description | Busca-se neste texto dissertativo pensar a relação entre escuta e Psicologia. Não procurando responder a essa equação dizendo o que seria a escuta na clínica psicológica mas pensando inicialmente o interesse em se ouvir as histórias que os outros têm a nos contar. Essa curiosidade particular é o que aqui interessa. Por que as ouvimos e o que fazemos com elas? Essas são perguntas que carregam a base ética desse trabalho. Acredita-se numa clínica-crítica ou, como tentaremos afirmar, uma clínica virtuosa, não apartada do mundo, portanto, uma clínica-política. Pensaremos a importância que as histórias podem ter ao serem contadas, assim como o conflito com a memória e a possibilidade de se dar um relato pleno sobre o que se passou. O que se pode ouvir em um mundo herdeiro de cacos e restos do passado? Talvez seja para nós uma abertura de caminho ouvir nossas heranças, não para resolvê-las ou para encontrar nelas as causas de nossas encruzilhadas atuais, mas dar passagem para outras versões do mundo. Portanto, aposta-se incialmente que esse interesse remete também a nossa própria existência, àquilo que nos aproxima e nos diferencia daqueles que nos contam suas histórias. Uma empreitada no e do presente. | - |
Descrição: dc.description | This essay seeks to think about the relation between listening and Psychology. Not trying to respond to this equation by saying what would be listening in the psychological clinic but initially thinking the interest in hearing the stories that others have to tell us. This particular curiosity is what matters here. Why do we listen to them and what do we do with them? These are questions that carry the ethical basis of this work. It is believed in a clinic-critical or, as we will try to affirm, a virtuous clinic, not removed from the world, therefore, a clinical-political. We will think about the importance that stories can have as they are told, as well as the conflict with memory and the possibility of giving a full account of what happened. What can be heard in an heirloom world of shards and remnants of the past? Perhaps it is an opening for us to hear our inheritances, not to solve them or to find in them the causes of our present crossroads, but to give way to other versions of the world. Therefore, it is initially based on the fact that this interest also refers to our own existence, to what brings us closer and differentiates us from those who tell us their stories. A contract in the present. | - |
Descrição: dc.description | 94 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escuta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Listening | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Present | - |
Título: dc.title | O que podemos ouvir? Reflexões sobre escuta e psicologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: