Práticas documentárias em bibliotecas universitárias: questões para o debate sobre políticas de informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes, Thulio Pereira Dias-
Autor(es): dc.creatorLara, Marilda Lopes Ginez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056063-
Descrição: dc.descriptionAborda alguns dispositivos educacionais que orientam as políticas de educação superior e explora abordagens para uma proposta de políticas de informação para o desenvolvimento das bibliotecas universitárias. Consiste em um estudo exploratório que combina levantamento bibliográfico e coleta de dados. Propõe uma reflexão sobre a biblioteca universitária e sua função na educação superior brasileira considerando três dispositivos das políticas nacionais de educação para, em seguida, abordar suas práticas documentárias tendo como meta políticas de informação mais inclusivas. Verifica que o tradicional papel da biblioteca universitária, embora vise o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, pode privilegiar a avaliação sem observar convenientemente o fato de que as mudanças na conjuntura trazem outros desafios no que diz respeito às demandas informacionais da comunidade. Espera-se que a discussão avance no sentido de delimitar o significado das práticas documentárias em bibliotecas universitárias. Se por um lado, as políticas educacionais devem ser analisadas no que diz respeito aos efeitos sobre as políticas de informação para as bibliotecas universitárias, por outro, as práticas documentárias em bibliotecas devem ser formuladas em bases críticas a partir da análise da recepção dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses some educational dispositifs that guide higher education policies to explore approaches to propose information policies for the development of academic libraries. It is an exploratory study that combines bibliographic survey and data collection. It proposes a reflection about the academic library and its function in the Brazilian higher education considering three dispositifs of the national education policies. It discusses the documentary practices in academic libraries to propose inclusive information policies. It shows that the traditional role of the academic library may privilege evaluation without properly observing that the changes in the situation bring other challenges regard to the informational demands of community. It is expected that the discussion will grow in order to delimit the meaning of documentary practices in academic libraries. If, on the one hand, educational policies should be analyzed with regard to the effects on information policies for academic libraries, on the other hand, documentary practices in library should be formulated on a critical basis from the analysis of the reception of students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherANCIB-
Relação: dc.relationENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Sujeitos informacionais e as perspectivas em Ciências da informação. Londrina: ANCIB, 2018.-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de informação-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca universitária-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic library-
Palavras-chave: dc.subjectHighter Education-
Palavras-chave: dc.subjectPolicy information-
Título: dc.titlePráticas documentárias em bibliotecas universitárias: questões para o debate sobre políticas de informação-
Título: dc.titleDocumentary practices in academic libraries: questions for discussion on information policies-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.