Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes, Thulio Pereira Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Lara, Marilda Lopes Ginez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056063 | - |
Descrição: dc.description | Aborda alguns dispositivos educacionais que orientam as políticas de educação superior e explora abordagens para uma proposta de políticas de informação para o desenvolvimento das bibliotecas universitárias. Consiste em um estudo exploratório que combina levantamento bibliográfico e coleta de dados. Propõe uma reflexão sobre a biblioteca universitária e sua função na educação superior brasileira considerando três dispositivos das políticas nacionais de educação para, em seguida, abordar suas práticas documentárias tendo como meta políticas de informação mais inclusivas. Verifica que o tradicional papel da biblioteca universitária, embora vise o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, pode privilegiar a avaliação sem observar convenientemente o fato de que as mudanças na conjuntura trazem outros desafios no que diz respeito às demandas informacionais da comunidade. Espera-se que a discussão avance no sentido de delimitar o significado das práticas documentárias em bibliotecas universitárias. Se por um lado, as políticas educacionais devem ser analisadas no que diz respeito aos efeitos sobre as políticas de informação para as bibliotecas universitárias, por outro, as práticas documentárias em bibliotecas devem ser formuladas em bases críticas a partir da análise da recepção dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses some educational dispositifs that guide higher education policies to explore approaches to propose information policies for the development of academic libraries. It is an exploratory study that combines bibliographic survey and data collection. It proposes a reflection about the academic library and its function in the Brazilian higher education considering three dispositifs of the national education policies. It discusses the documentary practices in academic libraries to propose inclusive information policies. It shows that the traditional role of the academic library may privilege evaluation without properly observing that the changes in the situation bring other challenges regard to the informational demands of community. It is expected that the discussion will grow in order to delimit the meaning of documentary practices in academic libraries. If, on the one hand, educational policies should be analyzed with regard to the effects on information policies for academic libraries, on the other hand, documentary practices in library should be formulated on a critical basis from the analysis of the reception of students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | ANCIB | - |
Relação: dc.relation | ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Sujeitos informacionais e as perspectivas em Ciências da informação. Londrina: ANCIB, 2018. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Highter Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Policy information | - |
Título: dc.title | Práticas documentárias em bibliotecas universitárias: questões para o debate sobre políticas de informação | - |
Título: dc.title | Documentary practices in academic libraries: questions for discussion on information policies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: