Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Rita de Cássia Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ana Elizabeth Lole dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Nivia Valença | - |
Autor(es): dc.creator | Marinho, Victória Murta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056061 | - |
Descrição: dc.description | Uma sociedade dividida entre dominados e dominantes, e moldada a partir de relações de poder que se sustentam nas diferenças- sejam elas de classe, gênero, raça, território, geração… Esse é o cenário em que o presente estudo se insere, aqui com foco para as trabalhadoras garis da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, as profissionais que limpam as ruas de Ipanema, bairro nobre da Zona Sul carioca. Invisibilizadas no cotidiano de quem ali transita, reduzidas aos seus uniformes laranjas e sem os seus trabalhos valorizados, elas passam, cotidianamente, por uma série de violências simbólicas causadas pelos transeuntes que circulam na região. Este trabalho visa elucidar os altos muros que separam as mulheres garis de uma parcela da sociedade, buscando compreender não somente o porquê de tal divisão, mas, refletindo acerca das formas como tais preconceitos se dão e como atravessam as mulheres que sofrem essas violências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo e a elaboração de entrevistas semi-estruturadas com as garis. Acredita-se que, utilizando o método da História Oral, com uma escuta atenta e ética, essas mulheres puderam compartilhar, a partir de suas próprias perspectivas, qual o cenário em que estão inseridas, como buscam driblar os desafios e como podemos encontrar um espaço melhor para essas profissionais. | - |
Descrição: dc.description | A society divided between the dominated and the dominant, and shaped from power relations that are based on differences- be they class, gender, race, territory, generation... This is the scenario in which the present study is inserted, here focusing on street cleaners in the city of Rio de Janeiro, more specifically, the professionals who clean the streets of Ipanema, an upscale neighborhood in the South Zone of Rio. Invisible in the daily lives of those who pass through there, reduced to their orange uniforms and without their valued work, they undergo, on a daily basis, a series of symbolic violence caused by passers-by who circulate in the region. This work aims to elucidate the high walls that separate women street cleaners from a portion of society, seeking to understand not only the reason for such division, but also reflecting on the ways in which such prejudices arise and how they affect women who suffer such violence. To this end, field research was carried out and semi-structured interviews were carried out with the street cleaners. It is believed that, using the Oral History method, with attention and ethical listening, these women were able to share, from their own perspectives, what the scenario in which they are inserted, how they seek to overcome challenges and how we can find a space better for these professionals. | - |
Descrição: dc.description | 124 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Garis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ipanema/RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gari | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ipanema (Rio de Janeiro, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Street cleaners | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminisms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ipanema/RJ | - |
Título: dc.title | Do uniforme inconfundível à invisibilidade pública: a jornada oculta de mulheres garis em Ipanema, Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: