Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Ana Cláudia Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1229607279781632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcia Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Nembri, Armando Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Ildete Vianna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056054 | - |
Descrição: dc.description | Neste espaço de tão poucas linhas, preciso compartilhar algumas questões que provocam esta pesquisa: Quem eu seria? Qual corpo me pertenceria? Teria eu que desconsiderar uma marca em conformidade com a outra? Aprisionaria o meu corpo a apenas um mundo? Partindo dessa inquietude de dois mundos (ouvinte e surdo) e do sentimento de não-pertencimento a nenhum deles, sigo em uma proposta de olhar para o meu corpo e seus significados e, assim, pensar na possibilidade de, sem apagar as minhas singularidades, de compor os dois mundos em uma construção constante. Confirmo, desta forma, a existência de um corpo de fronteira que estabelece conexões múltiplas. Esta pesquisa baseia-se em uma política de escrita compromissada com a transformação social, pela qual convoco algumas mulheres pesquisadoras como Judith Butler, Vinciane Despret, Marcia Moraes, dentre outras, para juntas contarmos uma história diferente, uma escrita-corpo para além do olhar e do modo de contar masculinista. Diante desta perspectiva de escrita-potência, escrevo em narrativas alguns fragmentos da minha história, não só com o intuito de diversificar os formatos rígidos da escrita acadêmica, mas também com a intenção de compartilhar a maneira como meu corpo surdo oralizado bilíngue entende os processos que constituem a minha identidade, bem como as questões de opressão social contra as diferenças corporais. | - |
Descrição: dc.description | In this space of so few lines, I need to share some questions that provoke this research: Who would I be? Which body would belong to me? Would I have to disregard one brand in accordance with the other? Would I trap my body in just one world? Starting from this restlessness of two worlds (hearing and deaf) and the feeling of not belonging to any of them, I follow a proposal to look at my body and its meanings and, thus, think about the possibility of, without erasing my singularities, to compose the two worlds in a constant construction. In this way, I confirm the existence of a frontier body that establishes multiple connections. This research is based on a writing policy committed to social transformation, for which I invite some female researchers such as Judith Butler, Vinciane Despret, Marcia Moraes, among others, to together tell a different story, a body-writing beyond the gaze and the masculinist way of telling. Faced with this perspective of power-writing, I write in narratives some fragments of my history, not only in order to diversify the rigid formats of academic writing, but also with the intention of sharing the way in which my bilingual deaf body understands the processes that they constitute my identity, as well as issues of social oppression against bodily differences. | - |
Descrição: dc.description | 109 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pertencimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Belonging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychology | - |
Título: dc.title | Surdo oralizado no contexto de ouvintes e de surdos: identidade e diferença como desafio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: