Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1032454150925984 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Renata Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6630688643199199 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6875375514646852 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7034089033569551 | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Luis Edmundo Carlos Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056052 | - |
Descrição: dc.description | Nesta última década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais (documentários, animações, filmes e curtas) relacionados com Matemática e Estatística. Com o objetivo de potencializar o escopo didático para além da simples exibição, um grupo de professores, alunos de graduação e pós-graduação tem catalogado os vídeos disponíveis e elaborado material de apoio no formato de roteiros pelo projeto Cineclube de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense. Esta dissertação contribui, então, para esse projeto oferecendo dois roteiros detalhados para uso em sala de aula de vídeos relacionados com a temática de fractais e da teoria do caos: “Fractais: Uma Jornada pela Dimensão Oculta” e “Alta Ansiedade": A Matemática do Caos”. Cada roteiro inclui, entre várias informações, indicações de objetivos de aprendizagem que, em nossa opinião, podem ser alcançados por intermédio do vídeo e, também, uma proposta de questões que podem ser trabalhadas imediatamente após a exibição de cada vídeo. Mais do que um texto definitivo, espera-se que os roteiros sirvam como ponto de partida para que o professor faça adaptações e modificações de acordo com as necessidades e características de sua turma. Nosso trabalho apresenta também alguns recortes teóricos que procuram fornecer perspectivas diferentes sobre o papel da narrativa (storytelling) na sociedade humana. O objetivo é tentar enquadrar os motivos pelos quais um vídeo (uma forma poderosa de narrativa que une imagem e som) se constitui em um instrumento didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática e da Estatística. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In the last decade, there has been a remarkable increase in the production of audiovisual materials (documentaries, animations, films and short films) related to Mathematics and Statistics. With the aim of potentializing the didactic scope beyond the simple exhibition, a group of professors, undergraduate, and graduate students has cataloged the available videos and elaborated support material in the format of guidelines by the Film Society of Mathematics and Statistics Project of the Fluminense Federal University. This dissertation contributes to this project by offering two detailed guidelines for classroom use of videos related to the theme of fractals and chaos theory: “Fractals: Hunting The Hidden Dimension” and “High Anxiety: The Mathematics of Chaos”. Each guideline includes, among various information, indications of learning objectives that, in our opinion, can be achieved through the video and, also, suggestions of questions that can be worked out immediately after each video is exhibited. More than a definitive text, it is expected that the guideline serves as a starting point for the teacher to make adaptations and modifications according to the needs and characteristics of his/her class. Our work also presents some theoretical highlights that seek to provide different perspectives on the role of narrative (storytelling) in human society. The goal is to try to frame the reasons why a video (a powerful form of narrative that unites image and sound) constitutes a didactic instrument for the teaching and learning of Mathematics and Statistics. | - |
Descrição: dc.description | 71 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística | - |
Palavras-chave: dc.subject | uso de vídeos em sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | fractais | - |
Palavras-chave: dc.subject | caos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching and learning of Mathematics and Statistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | use of videos in the classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | narrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | storytelling | - |
Palavras-chave: dc.subject | fractals | - |
Palavras-chave: dc.subject | chaos | - |
Título: dc.title | O uso de vídeos no ambiente escolar: explorando fractais e caos por meio de narrativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: