Uma experiência didática com o ensino de polígonos para o 8º ano da EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCrissaff, Lhaylla dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8117348083451032-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorMello, Cristiane de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6183375000382666-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7438768339384410-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Caroline da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056045-
Descrição: dc.descriptionO ensino da Geometria tem enfrentado diversos obstáculos nos últimos anos e as pesquisas têm apontado uma variedade de causas para este problema. Em uma outra direção, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem desafiado os educadores na busca por uma aprendizagem mais coerente com a realidade dos estudantes que não tiveram a oportunidade de cursar a Educação Básica na idade adequada. Neste trabalho, abordaremos brevemente a problemática do ensino da Geometria, assim como um histórico sobre a EJA no Brasil. Além disso, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de polígonos para estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais da EJA que foi construída à luz do Modelo de Van Hiele e fazendo uso de materiais concretos manipuláveis. A sequência didática foi experimentada em duas turmas de 8º Ano de EJA e seus resultados apresentados nesta dissertação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of Geometry has faced several obstacles in recent years and research has pointed to a variety of causes for this problem. In another direction, Youth and Adult Education has also challenged educators in the search for learning that is more coherent with the reality of students who did not have the opportunity to attend Basic Education at the appropriate age. In this work, we will briefly address the issue of teaching Geometry, as well as a history of Youth and Adult Education in Brazil. Additionally, we will present a didactic sequence for teaching polygons to students in the 8th-grade students in the Final Years of Elementary School of Youth and Adult Education that was built in light of the Van Hiele Model and making use of manipulable concrete materials. The didactic sequence was tested in two 8th- grade Youth and Adult Education classes and the results are presented in this dissertation.-
Descrição: dc.description178 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Plana-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Van Hiele-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Geométrico-
Palavras-chave: dc.subjectPolígonos-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPlane Geometry-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectVan Hiele Model-
Palavras-chave: dc.subjectGeometric Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectPolygons-
Título: dc.titleUma experiência didática com o ensino de polígonos para o 8º ano da EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.