Pandemia e emoções: o que as crianças podem nos dizer através de suas produções gráficas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorPrado, Renata Lopes Costa-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vitória Carla Cabral de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056043-
Descrição: dc.descriptionTestemunhamos e vivenciamos um acontecimento histórico no planeta iniciado com a transmissão do vírus da covid-19, atravessados por incertezas, medo e expectativas, o que repercutiu numa grande intensidade de emoções, sentimentos, afetos e indagações entre todos, sejam idosos, adultos ou crianças. Esse trabalho de monografia tem como finalidade principal escutar das crianças o que sentem e/ou sentiram em relação à pandemia, desde o seu isolamento social nos anos de 2020 e 2021 até hoje. Busca-se com o presente trabalho, dar visibilidade às emoções, sentidos, significações, conhecimentos, práticas, saberes e experiências das crianças durante a pandemia, através de suas falas e, especialmente, desenhos, uma linguagem artística que muito as acompanha em seu cotidiano. As estratégias teórico-metodológicas da pesquisa foram uma pesquisa bibliográfica, tendo como referências fundamentais os filósofos da educação Walter Omar Kohan e Jorge Larrosa Bondía, que nos nutrem na perspectiva de olhar para outras formas de infância; no campo das emoções, auxílio foi encontrado no estudo de pesquisadores, como Christian Dunker, Kastrup e Humberto Maturana e, no tocante a um conhecimento prévio da situação de crianças durante a pandemia, foi feita uma revisão de publicação acadêmica a respeito. Como parte empírica da metodologia, foram feitos encontros com crianças de duas escolas públicas da cidade de Angra dos Reis (RJ), nos quais foi utilizado, principalmente, o dispositivo da Arte – desenhos – para dar a ver e escutar os sentimentos, emoções e pensamentos das crianças. A pesquisa se ofereceu como oportuna realização de espaçotempo para as crianças se expressarem e serem ouvidas.-
Descrição: dc.descriptionWe witnessed and experienced a historic event on the planet that started with the transmission of the covid-19 virus, crossed by uncertainties, fear and expectations, which reflected in a great intensity of emotions, feelings, affections and questions among everyone, whether elderly, adults or children . This monograph work has the main purpose of listening to children about what they feel and/or felt in relation to the pandemic, since their social isolation in the years 2020 and 2021 until today. The aim of this work is to give visibility to the emotions, senses, meanings, knowledge, practices, knowledge and experiences of children during the pandemic, through their speeches and, especially, drawings, an artistic language that accompanies them in their daily lives. The theoretical-methodological strategies of the research were a bibliographical research, having as fundamental references the philosophers of education Walter Omar Kohan and Jorge Larrosa Bondía, who nourish us in the perspective of looking at other forms of childhood; in the field of emotions, help was found in the study of researchers such as Christian Dunker, Kastrup and Humberto Maturana and, with regard to prior knowledge of the situation of children during the pandemic, review of an academic publications were carried out. As an empirical part of the methodology, meetings were held with children from two public schools in the city of Angra dos Reis (RJ), in which the device of Art was mainly used - drawings - to show and hear the feelings, emotions and thoughts of the children. The research offered itself as an oporttune event of creation of space and time for children to express themselves and be heard.-
Descrição: dc.description88-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectinfâncias-
Palavras-chave: dc.subjectcriança-
Palavras-chave: dc.subjectpandemia-
Palavras-chave: dc.subjectescola-
Palavras-chave: dc.subjectarte-
Palavras-chave: dc.subjectchildhood-
Palavras-chave: dc.subjectchild-
Palavras-chave: dc.subjectpandemic-
Palavras-chave: dc.subjectschool-
Palavras-chave: dc.subjectart-
Título: dc.titlePandemia e emoções: o que as crianças podem nos dizer através de suas produções gráficas?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.