Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luiz Roberto Leão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6319604227674654 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Helena de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1971756659344175 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bomfim, Priscilla Oliveira Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3674929797286865 | - |
Autor(es): dc.contributor | da Silva, Ana Cláudia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0454611562901611 | - |
Autor(es): dc.contributor | https://lattes.cnpq.br/7270734458042447 | - |
Autor(es): dc.creator | Ruiz, Júlia de Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056029 | - |
Descrição: dc.description | A biossegurança é considerada como um conjunto de práticas essenciais para a garantia da saúde dos trabalhadores, sobretudo aqueles que frequentam ambientes mais expostos a riscos, como é o caso de laboratórios de pesquisa e ensino. Contudo, alguns profissionais podem apresentar defasagens em conteúdos relacionados à biossegurança e até mesmo comportamentos negligentes. Desta forma, se faz necessária a sensibilização e capacitação constante por meio de treinamentos. Os treinamentos muitas das vezes podem se tornar cansativos e desestimulantes, sendo benéfica a implementação de ferramentas lúdicas, tais quais os jogos. Nesse trabalho foram desenvolvidos dois jogos analógicos para utilização na capacitação em biossegurança laboratorial, visando estimular o engajamento, a compreensão de conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das questões de biossegurança. O primeiro jogo, chamado GiraBio, possui uma mecânica que compreende quiz, charadas e demais desafios lúdicos. O segundo, Combinações Perigosas, é um jogo de cartas que tem como objetivo trabalhar a identificação e classificação dos tipos de riscos. Foram realizados pré-testes que auxiliaram no desenvolvimento dos jogos, no entanto, se fazem necessários testes com maior número de jogadores e com o público-alvo em um contexto de treinamento para avaliar sua real aplicabilidade. | - |
Descrição: dc.description | Biosafety is considered a set of essential practices to ensure the health of workers, especially those who frequent environments with higher exposure to risks, such as research and teaching laboratories. However, some professionals may have gaps in biosafety-related knowledge or even display negligent behavior. Therefore, ongoing awareness and training are necessary through regular educational programs. Training sessions can often become tiring and demotivating, making the implementation of playful tools—such as games—beneficial. In this work, two analog games were developed for use in laboratory biosafety training, aiming to encourage engagement, content retention, and the development of critical thinking regarding biosafety issues. The first game, called GiraBio, features a dynamic that includes quizzes, charades, and other playful challenges. The second, Dangerous Combinations, is a card game designed to help players identify and classify different types of risks. Preliminary tests were carried out to assist in the development of the games; however, further testing with a larger number of players and with the target audience in a training context is necessary to evaluate their actual applicability. | - |
Descrição: dc.description | 63 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biossegurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biosafety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratory | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de jogos analógicos para capacitação em biossegurança laboratorial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: