Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5154610285389278 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0899150602589123 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0853766455572489 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bandeira, Paola Martins Bagueira Pinto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4912822131331075 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leitão, Manuel Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8039485934181427 | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Karine Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6344813970270358 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0437323329171450 | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Bianca Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37622 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056028 | - |
Descrição: dc.description | Construir conhecimento para discentes com deficiência intelectual é um desafio para os profissionais de educação. Os cursos de formação de professores e licenciaturas contém em seus itinerários formativos, conhecimentos superficiais sobre educação especial, soma-se a isso a falta de formação continuada ou a ineficiência dessas para esses profissionais. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi qualificar os profissionais de educação através de atividades lúdicas pedagógicas direcionadas para discentes com deficiência intelectual, para promover ferramentas de intervenções junto a esses alunos, possibilitando uma efetiva participação dos discentes no processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e descritiva a partir da análise do discurso. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um pré-teste e um pós-teste, antes e depois da oficina de formação inclusiva. Como resultados obtivemos a qualificação dos profissionais de educação, favorecendo a possibilidade de uma mudança de atitude e comportamento perante os discentes com deficiências e transtornos. | - |
Descrição: dc.description | Building knowledge for students with intellectual disabilities is a challenge for education professionals. Teacher training courses and degrees contain superficial knowledge about special education in their training itineraries, adding to this the lack of continuing training or its inefficiency for these professionals. In this context, the objective of this work was to qualify education professionals through playful pedagogical activities aimed at students with intellectual disabilities, to promote intervention tools with these students, enabling effective participation of students in the teaching-learning process. The methodology used was a qualitative and descriptive approach based on discourse analysis. As a data collection instrument, we used a pre-test and a post-test, before and after the inclusive training workshop. As a result, we obtained the qualification of education professionals, favoring the possibility of a change in attitude and behavior towards students with disabilities and disorders. | - |
Descrição: dc.description | 79 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | ludicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | profissionais de educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | intellectual disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | playfulness | - |
Palavras-chave: dc.subject | education professionals | - |
Título: dc.title | Oficina de formação inclusiva: o uso de ludicidade no processo ensino-aprendizagem para alunos deficientes intelectuais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: