Conferência curricular: uma análise da experiência do diretório acadêmico da Faculdade de Medicina da UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Anna Christina Pinho de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8620956532395487-
Autor(es): dc.contributorTaboada, Giselle Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8446324812155814-
Autor(es): dc.contributorMartins, Ricardo Mendes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8032765905648461-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Claudete Aparecida Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2674509595570040-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2557205107278803-
Autor(es): dc.creatorAlves, Sara Lacerda Malaquias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056025-
Descrição: dc.descriptionA faculdade de medicina da UFF realizou uma reforma curricular nas últimas décadas do século passado, implementando seu novo currículo em 1994. Trata-se de um programa inovador para a época, ainda vigente, e que antecipa novidades surgidas que apareceram nas primeiras DCNs do curso de medicina em 2001. No entanto, as dificuldades de aplicação deste currículo geraram um grande descontentamento nos educandos. Em 2010, especialmente insatisfeitos com a disciplina de TCS III, os membros do Diretório Acadêmico Barros Terra realizaram a primeira Conferência Curricular da UFF. Organizado por estudantes e contando com a participação de educandos, educadores e gestores, o evento passou a ser realizado anualmente e fazer parte do calendário acadêmico. A atividade se propõe a discutir pautas como atividades práticas, avaliações, conteúdo altamente especializado e carga horária, todas tangenciando a aplicação do “novo currículo” da UFF. Este trabalho pretende fazer uma análise sobre as conferências e os seus principais desdobramentos-
Descrição: dc.descriptionThe faculty of medicine of the Fluminense Federal University (UFF) implemented a curriculum reform in the last decades of the past century, implementing its new curriculum in 1994. It is an innovative program that anticipates new developments that appeared in the first DCNs of the medical course in 2001. However, the difficulties in applying this curriculum generated great dissatisfaction among students. In 2010, especially dissatisfied with the TCS III discipline, members of the Barros Terra Academic Board held the first UFF Curriculum Conference. Organized by students and with the participation of students, educators and managers, the event is now held annually and is part of the academic calendar. The activity proposes to discuss guidelines such as practical activities, assessments, highly specialized content and workload, all related to the application of the “new curriculum” at UFF. This work intends to make an analysis of the conferences and their main developments-
Descrição: dc.description45 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo médico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectDiretório acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectConferência curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo médico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Título: dc.titleConferência curricular: uma análise da experiência do diretório acadêmico da Faculdade de Medicina da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.