Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Anna Christina Pinho de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8620956532395487 | - |
Autor(es): dc.contributor | Taboada, Giselle Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8446324812155814 | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Ricardo Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8032765905648461 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Claudete Aparecida Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2674509595570040 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2557205107278803 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Sara Lacerda Malaquias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056025 | - |
Descrição: dc.description | A faculdade de medicina da UFF realizou uma reforma curricular nas últimas décadas do século passado, implementando seu novo currículo em 1994. Trata-se de um programa inovador para a época, ainda vigente, e que antecipa novidades surgidas que apareceram nas primeiras DCNs do curso de medicina em 2001. No entanto, as dificuldades de aplicação deste currículo geraram um grande descontentamento nos educandos. Em 2010, especialmente insatisfeitos com a disciplina de TCS III, os membros do Diretório Acadêmico Barros Terra realizaram a primeira Conferência Curricular da UFF. Organizado por estudantes e contando com a participação de educandos, educadores e gestores, o evento passou a ser realizado anualmente e fazer parte do calendário acadêmico. A atividade se propõe a discutir pautas como atividades práticas, avaliações, conteúdo altamente especializado e carga horária, todas tangenciando a aplicação do “novo currículo” da UFF. Este trabalho pretende fazer uma análise sobre as conferências e os seus principais desdobramentos | - |
Descrição: dc.description | The faculty of medicine of the Fluminense Federal University (UFF) implemented a curriculum reform in the last decades of the past century, implementing its new curriculum in 1994. It is an innovative program that anticipates new developments that appeared in the first DCNs of the medical course in 2001. However, the difficulties in applying this curriculum generated great dissatisfaction among students. In 2010, especially dissatisfied with the TCS III discipline, members of the Barros Terra Academic Board held the first UFF Curriculum Conference. Organized by students and with the participation of students, educators and managers, the event is now held annually and is part of the academic calendar. The activity proposes to discuss guidelines such as practical activities, assessments, highly specialized content and workload, all related to the application of the “new curriculum” at UFF. This work intends to make an analysis of the conferences and their main developments | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo médico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretório acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conferência curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo médico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Título: dc.title | Conferência curricular: uma análise da experiência do diretório acadêmico da Faculdade de Medicina da UFF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: