Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salles, Mara Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Luiz Carlos Brasil de Brito | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias Filho, José Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Luiza Costa de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36513 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056012 | - |
Descrição: dc.description | O Trabalho Final de Curso aborda a produção artesanal de ímãs de geladeira utilizando modelagem em gesso, com o propósito de promover a inclusão social e produtiva de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho detalha as etapas do processo produtivo, todas estruturadas para atender às demandas específicas do público-alvo. A metodologia empregada compreende cinco etapas principais: levantamento teórico, pesquisa de campo, análise de modelos existentes, desenvolvimento do processo e produto, e análise de dados. Tais etapas garantem a adaptação do processo às necessidades ergonômicas e de segurança dos participantes, além de promover sua capacitação e inserção produtiva. Os resultados obtidos indicam que o processo contribui significativamente para a valorização cultural, ao representar elementos simbólicos de Niterói, como o Museu de Arte Contemporânea e a estátua de Araribóia, e para a sustentabilidade, ao utilizar materiais e práticas ambientalmente responsáveis. O modelo proposto combina inclusão social, impacto cultural e sustentabilidade, apresentando-se como uma iniciativa com potencial de replicabilidade em contextos variados, particularmente em projetos que visem a geração de renda e a promoção de impacto social positivo. | - |
Descrição: dc.description | The Final Course Work addresses the artisanal production of refrigerator magnets using plaster modeling, aiming to promote the social and productive inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). The study details the stages of the production process, all structured to meet the specific demands of the target audience. The methodology employed comprises five main steps: theoretical research, field studies, analysis of existing models, development of the process and product, and data analysis. These steps ensure the adaptation of the process to the ergonomic and safety needs of the participants, while also promoting their training and productive inclusion. The results indicate that the process significantly contributes to cultural appreciation by representing symbolic elements of Niterói, such as the Contemporary Art Museum and the Araribóia statue, and to sustainability through the use of environmentally responsible materials and practices. The proposed model combines social inclusion, cultural impact, and sustainability, presenting itself as an initiative with replication potential in varied contexts, particularly in projects aimed at income generation and the promotion of positive social impact. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção artesanal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artisanal production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plaster | - |
Título: dc.title | A inclusão de adultos com transtorno do espectro autista por meio de metodologia de desenvolvimento de produtos e processos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: